Lição 12 – O Livro de Deus nos ensina a agradecer
REFLETINDO
Professor(a), na lição deste domingo as crianças vão aprender a respeito da gratidão. “A gratidão é uma das virtudes do cristão. Podemos dizer que a gratidão é a manifestação exterior da benignidade, que é um aspecto do fruto do Espírito. A gratidão é aquela qualidade que nos faz evidenciar a nossa fé, a certeza de que foi o Senhor quem fez. A gratidão, repetimos, manifesta exteriormente o caráter benigno do cristão.
Gratidão é enfrentar o fogão no dia daquele almoço especial, sem queixas ou exibicionismo; é carregar pedras para a construção do templo, sem grosserias ou murmurações; é assoar narizes, pôr band-aid em joelhos, e deixar-se tocar por mãozinhas pegajosas, com um sorriso nos lábios; é ajudar no que for preciso em casa, na vizinhança, ou na igreja, sem que o seu nome figure num boletim ou faça parte de uma comissão. A ausência da gratidão tira o brilho de qualquer trabalho. Mas a presença dela abre espaço para um ministério (Adaptado de DORETO, Marta. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA
“Receba os alunos com alegria e gentileza. O seu semblante e a sua postura devem irradiar o amor e a benignidade do Senhor; sua gratidão por poder servi-lo. A aula trata da gratidão, e como todos os ensinamentos, este será melhor comunicado pelo seu exemplo que por suas palavras.
Ajude as crianças a marcar a presença no plano de frequência.
Para adorar ao Senhor, e reforçar o ensino da lição, cante com os alunos o corinho sugerido para a aula de hoje na seção Iniciando a Aula. Você pode também ensinar outra canção que fale de gratidão.
A nossa gratidão é simplesmente um reflexo da bondade de Deus. Leve as crianças a exaltar a bondade do Pai Celeste.
Explique aos alunos que trazer nossas ofertas à Casa de Deus também significa ser grato, pois as ofertas são usadas, também, para comprar coisas às famílias carentes. Pergunte quem sabe cantar um corinho que fale de ofertar. Deixe que a criança cante com as outras, enquanto uma delas recolhe as contribuições. Ore em seguida: Papai do Céu, o Senhor é bom! Por favor, coloque a sua bondade em meu coração, para que eu também seja bondoso e grato por tudo que o Senhor tem feito. Sendo grato, eu ajudarei as pessoas e deixarei o Senhor contente. Em nome de Jesus, amém” (Adaptado de DORETO, Marta. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
FIXAÇÃO DO ENSINO
“Dê a cada aluno uma folha de papel, lápis e giz de cera. Peça-lhes para desenhar o que eles gostariam de oferecer a Deus como forma de gratidão por tudo que Ele é e tem feito por nós. Conversem a respeito da bondade de Deus, ressaltando a sua proteção e o seu cuidado para conosco. Diga que o melhor que podemos oferecer a Deus é o nosso coração, a nossa vida)” (Adaptado de DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Não deixe de repetir o versículo e o cântico, o que sempre ajudará a fixar o ensino. Ore para encerrar: “Querido Deus, me ajude a ser grato.” Em nome de Jesus, Amém.”