Lição 12 – Pecando contra o Espírito Santo
“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens.” (Mateus 12.31)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O PROBLEMA DO PECADO
2. O PECADO OFENDE O ESPÍRITO DE DEUS
3. PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
4. A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO
OBJETIVOS
Refletir sobre o problema do pecado;
Conscientizar de que o nosso pecado ofende o Espírito Santo;
Reconhecer os pecados e a blasfêmia contra o Espírito Santo.
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Como têm sido as experiências em classe estudando acerca do Espírito Santo? Nosso intuito e oração é que, através de cada conhecimento adquirido, revisado ou experenciado, vocês tenham muitos novos testemunhos sobre o mover do Espírito, tanto de maneira individual quanto coletiva.
Por mais experientes que sejamos na caminhada cristã, a busca do Espírito Santo precisa ser constante e tão intensa quanto no início de nossa conversão. Não caiamos no erro de nos achar espirituais demais, pois essa é uma das mais perigosas brechas da qual se vale Satanás, a fim de derrubar os ungidos de Deus. Ele sabe como usar a religiosidade para nos cegar. Por isso, carecemos sempre do poder do Espírito da Palavra, que nos confronta, convence, revela, corrige e aperfeiçoa até o dia de estarmos com Cristo na Glória.
Além de todo conteúdo didático em sua revista, havendo tempo hábil, proponha aos seus alunos a reflexão acerca do versículo de 1 Tessalonicenses 5.19: “Não extingais o Espírito!” Peça para que três voluntários o leiam em versões bíblicas diferentes (ARC, NTLH e NVT, por exemplo).
Em seguida, indague-os sobre o que pensam a respeito dessa ordenança e de que formas podemos “extinguir” o Espírito. Ouça-os atentamente. Numa ocasião como essa, eles podem soltar situações as quais estão vivenciando e até mesmo precisando de ajuda.
Independente da nossa idade ou tempo de Evangelho, por vezes, sem perceber, tornamos algumas áreas da nossa vida “inacessíveis” ao Espírito Santo. Seja devido ao excesso de confiança no mérito próprio; pelo amor ou dom retido; por arrogância ou timidez; por “falta de tempo” ou de perdão, habilidade ou qualquer outro empecilho que nos recusamos a superar.
Oramos para que, através dessa aula, o Espírito Santo incendeie novamente o seu coração e o de cada um de seus Juvenis, ajudando-os a vencer o pecado.
Deixamos aqui também a sugestão da dinâmica, a fim de proporcionar maior compreensão e internalização do conteúdo da lição. Tal como aplicamos esse recurso visual em outras ocasiões, podemos adaptá-lo a necessidade de nossa classe no momento (abordando pecados que precisam ser tratados).
Caso você já a tenha feito em sua classe, não se preocupe, além de a rotatividade dos alunos ser constante, o Espírito Santo sempre atua trazendo algo novo, inspirando e falando com cada um de maneira única e especial, assim como com você! Então, antes tudo permita, com sinceridade, que Deus ministre essa aula e dinâmica primeiro na sua vida, a fim de que só então, a mensagem a atravesse, chegando a cada juvenil.
Você vai precisar dos seguintes materiais (todos baratos e facilmente encontrados em supermercados e drogarias): Copo de vidro transparente; cloro ou água sanitária; água comum e iodo. Lembre-se de manter os produtos separados sem a sua embalagem original.
Então, primeiramente, mostre o copo com água e vá pingando o iodo, explicando que o recipiente representa o coração de cada um de nós, como ele fica quando vamos pecando. A cada gota, diga uma atitude errada que vê necessidade de tratar na sua classe. Explique que, quanto mais formos pecando, sem arrependimento e confissão, mais nos sujamos, afastando-nos de Deus.
Quando o líquido do copo estiver totalmente sujo, pegue um pouco da água sanitária e diga que apenas o Espírito Santo pode purificar o nosso coração. Então, vá derramando a água sanitária/cloro sobre o recipiente e o líquido voltará a ficar totalmente transparente.
Esta é uma simples ilustração, mas também muito marcante. No entanto, acima de qualquer recurso, dependemos do Espírito de Deus para atingir os corações. Por isso, previamente ore pela sua classe, prepare-se para esta aula, treinando pelo menos duas vezes essa dinâmica antes de apresentá-la, a fim de que tudo corra como o esperado.
Ao final da aula, ore com seus alunos, pedindo perdão e a purificação do Espírito Santo em nossas vidas.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!