Lição 13 – O Homem que ensinou o Livro de Deus
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança deseje conhecer e praticar a Palavra de Deus.
PARA REFLETIR
Professora, “a lição deste domingo é uma oportunidade ímpar para despertar no coraçãozinho de seus alunos amor pelo Livro de Deus. Para tanto, é preciso que haja em seu coração um genuíno amor à Bíblia e ao seu Autor. A medida de sua apreciação pela Palavra do Senhor refletir-se-á em seu modo de segurá-la, manuseá-la, lê-la e explicá-la. Se você não for um leitor assíduo da Bíblia, não terá muita convicção ao mandar as crianças pedir aos pais que a leiam para elas diariamente.
Se você ainda não cultiva o hábito da leitura bíblica diária, faça um propósito com Deus de começar a partir de hoje. É dEle – o próprio Autor – que lhe virão a força, a vontade e a disciplina necessárias. O enriquecimento espiritual que lhe advirá será sentido em todas as áreas de sua vida, e seus pequenos alunos participarão dele. Deus a abençoe.” (Adaptado de DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
PREZADA PROFESSORA
Você conhece as características das crianças do maternal? Para ensiná-las é preciso conhecer as principais teorias do desenvolvimento humano. Então, vamos trazer para você, nesse espaço, algumas dessas características.
“Duas características espirituais importantes da criança de 3 e 4 anos são: Interessam-se por Deus e por isso fazem perguntas sobre Ele. O professor não deve menosprezar ou ignorar suas indagações, por mais estranhas ou simplórias que lhe pareçam. Antes, deve procurar respondê-las cuidadosamente, dizendo a verdade sem fantasias, em termos simples e de fácil compreensão à criança.
Confundem Jesus e Deus. Sempre que cabível na lição, o professor deve introduzir a doutrina de Deus Pai e Deus Filho, com frases como “Deus, o Papai do Céu”, e “Jesus, o Filho de Deus” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Sempre reforçamos que você deve começar a se preparar desde o início da semana. Primeiro, leia mais de uma vez a história na Bíblia e depois de familiarizado com a história, leia-a na revista do professor. Faça a leitura quantas vezes forem necessárias para lembrar-se do relato bíblico nos mínimos detalhes. Use ainda, outras fontes de pesquisa que estiverem disponíveis para você.
Como todo professor bem conhece, a boa aula começa com uma acolhedora recepção para o aluno. Receba as crianças alegremente, faça um gesto de carinho, uma pergunta, um elogio, ou seja, algo que eleve sua autoestima. A criança precisa sentir-se aceita e desejada no ambiente em que se encontra. Cumprimente os visitantes da mesma maneira para que eles se sintam bem e queiram voltar outras vezes. À medida que as crianças forem chegando, conduza-as aos devidos lugares. Cante o corinho e peça a ajuda de algum aluno para recolher as ofertas. Faça uma oração preparando-as para o momento do versículo” (ARAUJO, Verônica. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Dê a cada criança uma porção massa de modelar. Exponha o visual 13.2, para que vejam como eram os livros no tempo de Esdras. Ensine-as a amassar até ficar bem maleável. Depois façam rolinhos. Cada criança fará dois rolos. Deixe os rolos secando num lugar seguro, e garanta aos alunos que os levarão para casa no próximo domingo. Converse sobre o Livro de Deus que Esdras ensinou ao seu povo. Diga que na Escola Dominical, todos os domingos aprendemos as histórias do Livro de Deus” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Peça as crianças para ajudar a guardar os brinquedos. Relembre o versículo do dia. Faça uma oração de despedida com elas, pedindo a Deus que as guarde no caminho de volta para casa. Despeça-as dizendo que espera por elas no próximo domingo.