Lição 7 – O Livro de Deus nos ensina a louvar
REFLETINDO
“Prezada professora, talvez você se pergunte: Por que é tão importante louvar a Deus? Será que o Todo-Poderoso precisa de elogios e gratidão?
‘Ninguém gosta de gente ingrata. Se você dá alguma coisa a alguém, e essa pessoa nem ao menos diz obrigado, você não vai querer lhe dar mais nada. O louvor é um modo de dizer obrigado a Deus. Muitos dos Salmos expressam gratidão e apreciação a Deus. Se não o louvamos, provavelmente não compreendemos tudo o que Ele fez por nós ou quão grande Ele é. Deus quer que o louvemos. Ele não quer que cresçamos para nos tornar crentes ingratos’ (Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD, p. 773).
O Salmo 148 ensina-nos que toda a criação deve louvar ao Senhor – seres celestiais, animais, homens, mulheres, crianças – todos, sem exceção. O salmista convida as legiões celestes, animadas e inanimadas, a louvar ao Senhor como o seu Criador e sustentador. Louvar é elogiar. Quando louvamos estamos elogiando ao Senhor por tudo o que Ele é, por tudo o que fez, faz e fará” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA
“Estude e prepare a aula com antecedência. Ore pela sua aula e por seus alunos. Chegue à sala antes dos alunos, organize todo o material, e cuide para que a sala esteja limpa e arejada.
À chegada dos alunos, recepcione-os comentando que hoje vamos louvar ao Papai do Céu. Ore com eles. Não se esqueça de que deve ser uma oração curta, objetiva e de linguagem adequada à faixa etária. Você ora e eles vão repetindo.
Apresente aos alunos o plano de frequência e ajude-os a marcar a presença.
Separe alguns instrumentos para o momento do louvor. Escolha louvores animados e adequados à faixa etária. Sugerimos o corinho “A Cristo daí louvor”. Apresente o versículo às crianças.
Ao retirar as ofertas, ore e comente que a oferta é para comprar o material que eles usam.
Convide as crianças a sentar-se (de preferência faça rodinha), e conte a história bíblica. Ajude na execução dos exercícios da revista de aluno” (Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
FIXAÇÃO DO ENSINO
“Distribua as garrafinhas de iogurte vazias e limpas. Dê também os grãos de feijão (cerca de doze grãos para cada criança). Oriente-as a colocar os grãos dentro da garrafinha, ouvindo o som que eles fazem ao cair lá dentro. (Cuide para que não coloquem os grãos na boca, ouvido e nariz.) Em seguida, dê a cada uma um pequeno pedaço de plástico e um elástico de dinheiro. Mostre às crianças como colocar o plástico na boca do frasco e prendê-lo com o elástico em volta do gargalo. Ofereça canetinhas hidrográficas e sugira que enfeitem o chocalho fazendo desenhos. Agora é só louvar a Deus com uma música animada, tocando os ‘instrumentos musicais’ produzidos por elas mesmas” (Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Verifique quem consegue recitar sozinho o versículo. Repita-o com toda a turma, e ore para encerrar: “Papai do Céu, o Senhor é poderoso e merece o nosso louvor e adoração. O Senhor pode fazer coisas que não conseguimos fazer. Por isso te louvamos!”