Lição 7 – A Humildade de Jesus
TEXTO BÍBLICO
Filipenses 2.5-11.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar a importância de ser imitador de Cristo.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre uma virtude do Senhor Jesus que deve ser copiada cotidianamente. Estamos falando da humildade, uma qualidade que acompanhou a vida e o ministério de nosso Senhor. Em várias passagens do Novo Testamento podemos encontrar o Mestre acolhendo humildemente os necessitados (Mt 9.35, 36), valorizando aqueles que eram desprezados pela sociedade (Mc 2.15-17) e ensinando os seus discípulos a serem gratos ao Pai (Mt 6.9-11). Mas a humidade de Jesus o acompanha desde o seu nascimento. Quando ainda era um bebê, seus pais não tinham onde ficar e nosso Senhor, humildemente, foi colocado em uma manjedoura, isso mesmo, um espaço reservado para os animais se alimentarem (Lc 2.6, 7). Em outra ocasião, Jesus entrou humildemente em Jerusalém, montado em um jumentinho para cumprir a profecia de Zacarias (Zc 9.9). E, por fim, podemos citar também a forma humilde como nosso Senhor se colocou a fazer a vontade do Pai (Mt 26.39). Ele se entregou para ser preso, humilhado e maltratado. Como ovelha muda, Ele não abriu a boca, mas decidiu cumprir integralmente a vontade do Pai, conforme havia sido anunciado pelo profeta Isaías a seu respeito cerca de 740 a.C. (Is 53.7).
A humildade é uma qualidade muito notória em Jesus que deve ser copiada por seus discípulos. O Mestre, inclusive, ensinou essa lição para os primeiros discípulos que Ele mesmo preparou para ser os seus apóstolos. Na ocasião em que se encontrava com eles a sós, Jesus se despiu como um servo, pegou uma bacia com água e começou a lavar os pés dos seus discípulos. Ao final, o Mestre ensinou que se Ele, sendo Senhor e Mestre, humildemente lavou os pés dos discípulos, seus seguidores deveriam preservar a mesma humildade para lavar os pés uns dos outros (Jo 13.3-17). Note que a humildade é uma marca do ministério de Jesus e essa qualidade deve fazer parte do estilo de vida daqueles que são seus seguidores. Aproveite esta oportunidade para levar seus alunos a observarem essa qualidade em Jesus. O apóstolo Paulo incentivou os crentes de Corinto e Éfeso a imitarem sua conduta de Cristo (1 Co 11.1; Ef 5.1, 2).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, leve para a sala de aula um bolo ou doce (verifique se os alunos apresentam dieta restritiva). Recorte o pedaço do bolo e entregue ao aluno mais velho da classe. Ele deverá servir o aluno mais novo da classe e abraçá-lo. Faça o mesmo com o segundo aluno mais velho e diga que ele deve fazer o mesmo com o segundo mais novo. Dessa forma, os maiores servirão os menores a fim de que aprendam a lição da humildade. Ao final, reforce que ser parecido com o Senhor Jesus é ser humilde.
Tenha uma ótima aula!