Lição 7 – Praticando a Paciência
A lição de hoje encontra-se em: Romanos 5.3-5; Tiago 1.2-4.
Tópicos da Lição:
1. A PACIÊNCIA PRODUZ ESPERANÇA.
2. A PACIÊNCIA É UM ESTILO DE VIDA.
3. SENDO PACIENTES NA TRIBULAÇÃO.
Prezado(a) professor(a), a Paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre uma virtude muito necessária para a vida cristã atualmente: a paciência. A paciência é apresentada na Bíblia em diversas situações. Seja no que diz respeito a esperar pela providência divina ou mesmo concernente a lidar com tribulações. Abraão, por exemplo, patriarca de Israel, teve de esperar para ver cumprir a promessa de que seria pai (Gn 12.2, 7). Jó é outro exemplo apontado na Bíblia como alguém que teve de aprender a lidar pacientemente com o sofrimento (Jó 1.1). Sua paciência, inclusive, é lembrada na Carta de Tiago como exemplo de fé e paciência que deve ser copiado pelo cristão (Tg 5.11). Além disso, a paciência é apresentada também como uma virtude do Fruto do Espírito que é oposta às obras da carne (Gl 5.22). O apóstolo Paulo ressalta que os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8). Logo, a impaciência é resultado da obra da carne, pois é sinônimo da falta de domínio próprio.
Na vida cristã, a paciência deve ser adotada como estilo de vida. Quando o crente adota essa qualidade como estilo de vida, significa que segue o compromisso com o exercício do autodomínio (Pv 16.32). Esse exercício se dá ao manter a calma quando um colega o irrita na escola ou mesmo quando se vê diante de uma situação que pode parecer desesperadora. Em uma época em que a ansiedade tem dominado a mente e o coração dos pré-adolescentes, incentivá-los a serem pacientes é extremamente necessário. E ser paciente passa pela compreensão de que não temos o controle sobre o tempo e as circunstâncias. Há situações cotidianas que seguem uma rotina. Outras precisam de flexibilidade para serem conduzidas e, nesse sentido, a paciência é uma virtude indispensável.
Por fim, a lição aborda um aspecto importante sobre a paciência. Aos romanos, o apóstolo Paulo destaca que a paciência é resultado da tribulação. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5). Logo, a adversidade, por mais que seja uma situação difícil de lidar, é o meio pelo qual seus alunos aprenderão a ser pacientes.
Professor(a), aproveite a temática da lição e converse com seus alunos sobre o exercício da paciência. Explique quer ser paciente não significa ser tolerante com tudo e com todos, mas manter a calma diante das adversidades. Reforce que a vida de comunhão com Deus é o caminho para uma vida saudável e tranquila. Abra uma roda de conversa sobre o assunto e pergunte aos seus alunos o que eles pensam sobre o assunto.
Tenha uma ótima aula!