Lição 7 – O Amor é doador
LEITURA BÍBLICA: Filipenses 4.14-20.
A MENSAGEM: “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9.7).
OBJETIVOS:
EXPLICAR o significado da oferta;
ESCLARECER a finalidade do dízimo e da oferta à luz da Bíblia;
RESSALTAR a sinceridade do ato de dizimar e ofertar.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre um assunto que é de fundamental importância na relação com Deus e com o seu Reino. A entrega dos dízimos e das ofertas correspondem a um aspecto importante dessa relação porque diz respeito aos recursos materiais necessários para o funcionamento da Igreja na esfera terrena. Entender a preciosidade desse ensinamento levará seus alunos a mudarem a perspectiva, possivelmente, equivocada sobre o dinheiro. Quem nunca ouviu a frase: “Você vai entregar o seu dinheiro para o pastor?” Em geral, os que pensam dessa maneira acusam a igreja de enriquecimento ilícito porque não entenderam o significado do dízimo e da oferta. Dizimar tem a ver com a nossa relação com Deus porque reflete se o nosso coração, de fato, está no Deus que provê ou na provisão de Deus (Mt 6.24).
Mais do que apenas retirar 10% do salário que recebe, ao dizimar e ofertar, o servo de Deus estabelece um compromisso de honrar o Senhor com a sua fazenda (Pv 3.9, 10). Isso significa que Deus tem a primazia em todas as áreas das nossas vidas, inclusive, na área financeira. Separar primeiramente o dízimo e a oferta é uma forma de ser grato a Deus por todos os benefícios que Ele tem concedido e por não deixar faltar o necessário para nossa subsistência (Sl 116.12). Muitos pensam que podem alcançar bens materiais e muito dinheiro barganhando com Deus, isto é, eu oferto e dou o dízimo em troca de Deus me tornar uma pessoa rica e próspera. Na verdade, Deus é sempre fiel e está disposto a abençoar seus servos com riquezas e bens, porém, é justo da parte dEle fazer prosperar o trabalho e o esforço de quem é honesto e se empenha para administrar a suas finanças de modo que elas se multipliquem. Nesse sentido, o Senhor faz prosperar um empreendimento ou investimento que, se for bem-organizado e disciplinado, certamente, colherá os frutos da dedicação.
De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe, “A palavra ‘asar, ‘dizimar’ é derivada da palavra que significa ‘dez’ e que também significa ‘ser rico’. O princípio básico do dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence por direito a Deus, inclusive as propriedades dos homens, das quais eles são apenas os guardiões. O dízimo corresponde a um testemunho de que tudo pertence a Ele. O costume de pagar o dízimo era muito comum entre os povos semíticos, e era anterior à lei de Moisés. Abraão deu a Melquisedeque um décimo de todo o despojo conquistado de Querdorlaomer (Gn 14.20; cf. Hb 7.4-10). A forma como este fato foi mencionado parece indicar que se tratava de um costume estabelecido. O voto de Jacó (Gn 28.22) acrescenta ainda peso a esta opinião” (CPAD, 2006, p. 572).
Com base nesse critério a Igreja adota os dízimos e ofertas como práticas atuais para sustento e funcionamento das igrejas. Nesse sentido, converse com seus alunos e pergunte se eles têm o hábito de separar o dízimo do que ganham ou ofertar algum valor para a Obra de Deus. Se, porventura, eles não têm o hábito, encoraje-os a criá-lo e mostre as bênçãos resultantes da entrega do dízimo e da oferta. Explique aos alunos a importância desse hábito para a vida cristã e o relacionamento com Deus. Reafirme a importância de dizimar e ofertar como forma de gratidão a Deus por sua maravilhosa graça e diga que somos abençoados por Deus quando administramos a nossa vida financeira de modo sábio e disciplinado.
Tenha uma ótima aula!