Lição 6 – O Livro de Deus nos ensina a perdoar
REFLETINDO
“Querida professora, seria redundância, ou lugar comum, dizer que neste trimestre estudaremos a Bíblia, uma vez que outra coisa não estudamos na Escola Dominical, que não a Palavra de Deus. Todavia, o tema desta revista – Aprendendo sobre o Livro de Deus – trata especificamente da Bíblia, enfatizando às crianças que ela é a Palavra do Papai do Céu, onde Ele se nos dá a conhecer e expõe-nos a sua vontade. A cada domingo, você tem a oportunidade de despertar no coraçãozinho de seus alunos amor e interesse pelo Livro mais lido e mais amado do mundo. Para tanto, é preciso que haja em seu coração um genuíno amor à Bíblia e ao seu Autor. A medida de sua apreciação pela Palavra do Senhor refletir-se-á em seu modo de segurá-la, manuseá-la, lê-la e explicá-la. Se você não for uma leitora assíduo da Bíblia, não terá muita convicção ao mandar as crianças pedir aos pais que a leiam para elas diariamente.
Se você ainda não cultiva o hábito da leitura bíblica diária, faça um propósito com Deus de começar a partir de hoje. É dEle – o próprio Autor – que lhe virão a força, a vontade e a disciplina necessárias. O enriquecimento espiritual que lhe advirá será sentido em todas as áreas de sua vida, e seus pequenos alunos participarão dele. Deus a abençoe” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA
Cumprimente cada aluno individualmente. Indague sobre a sua semana e a sua família, ouvindo atentamente, buscando conhecer a criança e o seu meio. Pode ser que, antes de terminar esta aula, você tenha o privilégio de orar por uma delas, ou por sua família, buscando um milagre de Deus.
Marque a presença no plano de frequência.
Adoração
Escolha cânticos que falem a respeito do perdão de Deus. Há muitas composições do gênero para você escolher. Ensine os alunos a cantar com um “coraçãozinho de ovelha”, isto é, disposto a perdoar.
Momento de ofertar
Jesus cuida de nós, dando-nos tudo o que precisamos. Dar as nossas ofertas na igreja é um modo de dizer obrigado a Jesus por tudo o que Ele nos dá, inclusive o seu perdão.
O PERFIL DA CRIANÇA
“O período médio de atenção de uma criança do jardim de infância ainda é curto. No entanto, o modo de o professor contar a história bíblica pode encurtar ou prolongar estes minutos. Uma narrativa enfadonha, sem qualquer criatividade, não conseguirá prender a atenção das crianças além dos minutos iniciais; ao passo que, uma história contada com interpretação vocal e gestual, reprodução de diálogos, suspense crescente, e clímax, pode absorver a atenção do aluno por um período maior que o esperado” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Verifique quem consegue recitar sozinho o versículo. Repita-o com toda a turma, e ore para encerrar: “Papai do Céu, o Senhor é poderoso para me ensinar a perdoar. O Senhor pode fazer coisas que não conseguimos fazer. Por isso te louvamos!”