Lição 6 – Na Casa de Deus, eu Aprendo a Ajudar às Pessoas
OBJETIVO
Que os alunos entendam que servir a Deus significa ajudar uns aos outros em amor.
PONTO CENTRAL
Vamos anunciar o amor de Deus fazendo o bem a todos!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros.” (1 Pedro 4.10)
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Como você está? No próximo domingo, vamos ensinar a nossa classe sobre a importância de anunciar o amor de Deus, em palavras e ações.
Impressionante como a má distribuição de riquezas, as injustiças, desigualdades e mazelas sociais características do tempo e geografia do ministério terreno de Jesus são similares as que testemunhamos hoje. E, tal como Jesus mandou, a sua Igreja tem sido luz em meio a essa escuridão. Não são poucos os projetos eclesiásticos que atuam em comunidades carentes, cooperam com instituições e prestam diversos serviços que fazem a diferença na sociedade. Essa é a espiritualidade que agrada a Deus (Is 58) e que desde já, precisamos ensinar aos nossos pequeninos.
Vamos aproveitar essa oportunidade, para através do exemplo de Dorcas, ensinar os nossos alunos acerca dos valores espirituais. Por isso, após a história, converse com os Primários sobre a diferença entre as coisas que têm preço e as que tem verdadeiro valor – não bens materiais, brinquedos caros, roupa ou tênis de marca, celular ou videogame… Explique que as coisas valiosas para Deus envolvem fazer o bem uns aos outros, manifestando toda graça e ensino que recebemos dEle. E de nada adianta termos “tudo”, se não tivermos um coração humilde, voltado para o amor a Deus e ao próximo, como Dorcas tinha.
Pergunte às crianças de que maneira podemos ajudar os mais pobres. Incentive e elogie a participação de cada uma e tente aproveitar algumas sugestões delas: se doam suas roupas e brinquedos etc.
Sugerimos que, com a permissão prévia do pastor e dirigentes da Escola Dominical, você possa propor à classe de Primários uma ação social. Veja o que melhor se aplica à realidade de sua igreja e localidade.
Principalmente, para onde o Espírito Santo os direciona a ajudar. Pode ser uma instituição voltada aos idosos ou a crianças carentes. Necessidades e necessitados não faltam.
Proponha que a turma se engaje em ideias para arrecadação de doações, cestas básicas, produtos de higiene pessoal ou outras carências da instituição escolhida. Se for possível, converse com os pais e responsáveis, para que possam se envolver e irem todos juntos com a classe no dia da entrega.
Ao final da aula, orem juntos pelo trabalho social que será realizado e todos desse tipo que a Igreja desempenha. Sobretudo, orem por todas as pessoas que se encontram em situações de pobreza e abandono. Que o Senhor Jesus nos use como sua resposta para a oração dos aflitos!
Deus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!