Lição 5 – O Livro de Deus nos ensina o seu amor
REFLETINDO
“Quantos alunos estão matriculados em sua classe? Parabéns! E quantos estiveram presentes no último domingo? Você foi visitar o que faltou? Telefonou? Em seu lugar, o que teria feito o pastor da parábola?
Ele deixou no aprisco as noventa e nove — não por haver perdido o interesse por elas — mas por amar com a mesma intensidade a todas, e saiu à procura da desgarrada. A narrativa bíblica não especifica se era dia ou noite; entretanto, é sabido que os pastores conferem o rebanho ao escurecer, quando o recolhe de volta ao aprisco. Então os contadores da história gostam de situá-la à noite. Noite escura, fria, cheia de ameaças. Mas também é possível que fosse dia. Dia de sol abrasador, e de numerosas e pesadas tarefas a cumprir.
Nem o dia nem a noite diminuiriam os cuidados do pastor; nem o frio nem o calor modificariam a sua opinião sobre o valor de uma única ovelha. Ele não questionou a causa do extravio da ovelha; sem se importar se fora a ignorância ou a vontade rebelde, ele empreendeu a longa peregrinação pelos montes e valados; venceu cada perigo e cada rigor da caminhada, com os olhos fitos no resultado final: a recuperação de sua ovelha.
Jesus, o Bom Pastor, não nos ama menos. Ao contrário, a caminhada que Ele fez à nossa procura foi da glória celeste ao Gólgota. Fê-lo porque conhecia o valor de uma única alma; porque não é da vontade do Pai que está nos céus que venha a perecer um só desses pequeninos.”
INICIANDO A AULA
Se possível, receba as crianças com o som ligado, tocando um cântico que fale de Jesus como o Bom Pastor, e de nós como suas ovelhas.
Cumprimente cada criança, dizendo: “Oi, ovelhinha de Jesus, que bom que você veio!” Enfatize que cada uma delas é uma ovelha do bom Pastor Jesus e que Ele nos ama muito, por isso a palavra especial desta aula é “AMOR”. Anuncie que hoje ouvirão uma parábola contada por Jesus, e recorde o significado de parábola: história que ajuda a entender assuntos importantes.
Oriente para que as crianças marquem a presença no plano de frequência.
Adoração
Os cânticos que falam de Jesus como o Bom Pastor, e das crianças como suas ovelhas, são dos mais apreciados pelos pequeninos. Há muitas composições do gênero para você escolher. Ensine os alunos a cantar com um “coraçãozinho de ovelha”, isto é, pensando com amor em seu Bom Pastor.
Momento de ofertar
Jesus, o nosso Bom Pastor, cuida de nós, dando-nos tudo o que precisamos. Dar as nossas ofertas na igreja é um modo de dizer obrigado ao nosso Bom Pastor por tudo o que Ele nos dá.
FIXAÇÃO DO ENSINO
Escreva o versículo para memorizar em uma ovelha de cartolina, recorte-a, e depois divida-a em pedaços para fazer um quebra-cabeça. Após repetir o versículo algumas vezes com os alunos, embaralhe as peças e deixe-os montar o quebra-cabeça. Depois faça a seguinte pergunta: “Quem disse isto foi o Senhor Jesus?” Sim! Ele é o Bom Pastor, e você é ovelhinha dEle. O Bom Pastor cuida de você, dando-lhe o que você precisa, e protegendo-o das coisas ruins. O Bom Pastor quer que você fique sempre perto dEle, porque junto dEle estão todas as coisas que você precisa, e nada de ruim lhe acontecerá. As ovelhas que se afastam do pastor podem acabar perdidas e machucadas. Jesus não quer que nenhuma das suas ovelhinhas se perca.
ATÉ LOGO
Depois de repassar o versículo e o cântico, convide as ovelhinhas a orar ao Bom Pastor: Querido Jesus, o Senhor é o meu Bom Pastor. O Senhor me protege e me dá tudo o que preciso. Ajude-me a ficar sempre perto do Senhor. Amém.
Extraído de DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD.