Lição 3 – Vamos Louvar a Deus
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar a adorar com sua voz ao Papai do Céu.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Ensinar que cada dia temos novos motivos para adorar ao Senhor.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “Cantem ao Senhor com alegria […]”. (Salmos 98.4)
A Paz do Senhor, querida professora! Como você está? Nos alegramos muito pela sua vida e serviço a Deus por meio do ensino à classe de Berçário. Lembre-se: Nada é pequeno quando feito com amor! Assim como o contrário também é verdade: aos olhos do Senhor, que sonda os corações, nenhuma grande obra tem valor, se não for feita com amor (1 Co 13. 1-7). Por isso, não se deixe distrair pelos critérios humanos; antes, mantenha sempre o foco em agradar o coração divino!
No próximo domingo, convidaremos os nossos pequeninos a uma ação deliciosa: “Vamos Louvar a Deus”?! Como explicamos em sua revista, por meio do ensino da Palavra na Escola Dominical, há como cooperarmos com múltiplas capacidades em desenvolvimento na faixa etária de nossos alunos. Na próxima aula, vamos enfatizar a oralidade, assim como as funções cognitivas e motoras durante o louvor ao Senhor.
Além de todas as sugestões pedagógicas presentes em sua revista, propomos aqui que você pesquise na internet modelos de instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis – apenas os adequados à faixa etária e que, portanto, não representem risco de corte ou engasgo para os pequenos, que tendem a levar tudo à boca nessa fase de desenvolvimento.
Caso haja recurso como esse na coordenação ou possibilidade de providenciar, procure deixar disponível para o momento do louvor, um kit de instrumentos musicais de brinquedo. Alguns tem um preço bem acessível e vêm com chocalhos e pandeiros, ótimos para trabalhar as funções motoras dos bebezinhos, além de motivá-los a louvar ao Senhor com bastante dedicação e entusiasmo.
Adorar a Deus é algo muito mais profundo do que apenas cantar ou levantar as mãos no momento do louvor. Enquanto você se dedica a ler essas linhas, com o intuito de preparar a sua aula, por exemplo, você pode estar em adoração. Ao ofertar o seu tempo para instruir seus alunos na Palavra de Deus, você adora o Deus da Palavra. Portanto, sua vida já é um exemplo vivo de louvor ao Senhor.
Entretanto, tenhamos sempre o cuidado, de nos santificarmos, a fim de que a nosso louvor ao Senhor seja recebido por Ele com alegria e não como ofensa, como quando Deus falou com o povo, por meio do profeta Amós (Am 5.21-24). Fica claro, não apenas nessa ocasião como por toda a Bíblia, que o Todo-Poderoso não se impressiona com a “forma” ou “quantidade” do que o entregamos. Mas sim, com o “conteúdo”, a “qualidade” de nossa intenção e de nosso coração ao ofertarmos.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!
Abraço fraterno,