Lição 2 – Ezequias – O Rei que Orou Pedindo Ajuda
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar a orar e confiar no Papai do Céu.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Ensinar que, mesmo diante de inimigos poderosos, devemos orar ao Senhor.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “Eu confio em Ti, ó Deus […]”. (Salmos 56.3)
A Paz do Senhor, querida professora!
Que alegria encontrá-la lendo essas linhas, buscando melhorar ainda mais o seu serviço ao Senhor. Estamos certos de que a recompensa por seu zelo e empenho virá dEle!
Oramos para que o tema vigente seja de grande edificação para você e sua classe. Que tal consagrar esse trimestre ao estudo dessas disciplinas espirituais enfocadas nessa revista? Vamos orar e louvar? Mais do que isso, vamos estudar sobre essas poderosas armas espirituais?
Embora a faixa etária de seus alunos ainda não seja caracterizada pelas dúvidas e perguntas curiosas para as quais um mestre necessita estar preparado, ela possui outras grandes demandas e desafios, inclusive espirituais. Você os conhece bem. Por isso, cremos que tal busca a abençoará e potencializará o seu ministério, assim como muitas outras áreas da sua vida.
Portanto, ainda que você já tenha a sua prática devocional e de estudo da Palavra definidas, sugerimos que reserve um momento a mais para focar na leitura e prática da oração e do louvor. Que o nosso Deus nos ajude a ensinar a sua Palavra com a nossa própria vida e testemunho.
Na próxima aula, por meio da experiência do rei Ezequias, vamos ensinar sobre a oração e a confiança em Deus necessárias para vencer poderosos inimigos. É do agrado do Senhor ouvir nossas petições, ainda mais diante de lutas e aflições maiores que nossos recursos. Contudo, que não lhe dirijamos a palavra em oração apenas para despejar sobre Ele as nossas angústias e necessidades. Vamos ensinar, desde já aos nossos pequeninos, que objetivo primário da oração, é conversar, conhecer e nos conectar mais profundamente com o Pai Celestial, que tanto nos ama e o correspondermos.
Para a sua edificação e aprofundamento no estudo desse tema, deixamos abaixo um trecho do livro “As Disciplinas da vida Cristã”, publicado pela CPAD.
Objetivos da oração
“[…] Todos já nos sentimos impulsionados a orar com mais intensidade nos momentos de decisão e de angústias; não podemos viver distanciados da presença divina.
1. Buscar a presença de Deus. ‘Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto Senhor, buscarei’ (Sl 27.8). Seja nos primeiros alvores do dia, seja nas últimas trevas da noite, o salmista jamais deixava de ouvir o chamado de Deus para contemplar-lhe a face. Tem você suspirado pelo Senhor? Ou já não consegue ouvi-LO? O sorriso de Deus é tudo o que você precisa para vencer as insídias humanas.
2. Agradecê-lo pelos imerecidos favores. Se nos limitarmos às petições, nossa oração jamais nos enlevará ao coração do Pai. Mas se, em tudo, lhe dermos graças, até mesmo pelas tribulações que nos sitiam a alma, haveremos de ser, a cada manhã, surpreendidos pelos cuidados divinos. J. Blanchard é mui categórico: ‘nenhum homem pode orar biblicamente, se orar egoisticamente’.
3. Interceder pelo avanço do Reino de Deus. Na Oração Dominical, insta-nos o Senhor Jesus a orar: ‘Venha teu Reino’ (Mt 6.10). No Antigo Testamento, os judeus rogavam a Deus que jamais permitisse que suas possessões viessem a cair em mãos gentias. Basta ler o Salmo 136 para se enternecer com o cuidado dos israelitas por sua herança espiritual e territorial”. (ANDRADE, C. As Disciplinas da vida Cristã. Como alcançar a verdadeira espiritualidade. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp.36-38).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!
Abraço fraterno,