Lição 13 – A Lição do amor na cruz
TEXTO BÍBLICO
Lucas 23.32-43.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Entender como a morte de Jesus na cruz nos trouxe a vida eterna.
Prezado(a) professor, a paz do Senhor!
Chegamos ao final de mais um trimestre de estudos com a nova revista Lições Bíblicas Juniores. Para encerrarmos o trimestre de maneira gloriosa a lição deste último domingo tem como tema o amor de Deus revelado na cruz. Esta última lição, diga-se de passagem, é a principal do trimestre. Isso se deve ao fato de que o amor de Deus revelado na cruz trata-se do sacrifício que o Senhor Jesus fez para resgatar os pecadores (Jo 3.16). Se o nosso Senhor não fizesse esse sacrifício ninguém teria feito. Contudo, o Mestre, corajosamente entregou a própria vida, assumindo a culpa dos nossos pecados. A morte de Cristo foi substitutiva, isto é, éramos nós que merecíamos sofrer todo aquele castigo e humilhação (Is 53.4,5). Entretanto, ele, amorosamente, decidiu se entregar para nos livrar da condenação eterna.
No episódio da lição desta semana, Jesus avisou que seria preso, maltratado e morto (Mt 20.18; Mc 10.33). Não muitos dias depois, Jesus foi preso e questionado pelos líderes judeus e políticos. Depois de não responder o que eles esperavam, Jesus foi preso, humilhado e açoitado pelos soldados romanos. Após ser maltratado, os soldados repartiram entre eles as roupas de Jesus (Mt 27.35). Outros que passavam perguntavam se, de fato, Ele era o filho de Deus por que não descia da cruz e salvava a si mesmo? Apesar de sofrer toda a afronta, o Mestre não agiu pelas próprias forças, mas decidiu se submeter integralmente à vontade do Pai (Mt 27.42).
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, seus alunos devem compreender que o maior amor que existe é o amor de Deus. Nossos pais nos amam grandemente, mas eles não são perfeitos. Deus, porém, nos formou no ventre da mãe e nos conhece por dentro e por fora. Ele nos amou de tal maneira que entregou o seu Filho Amado para morrer na cruz do Calvário para que não pereçamos, mas tenhamos a oportunidade de reconciliação com o Criador e, por sua graça, a vida eterna (Jo 3.16).
Outra lição fundamental que o Senhor Jesus nos ensinou com seu exemplo foi o compromisso com a obediência e perseverança. Ele permaneceu fiel até a morte e morte de cruz. Mesmo sofrendo tamanha afronta, o Mestre não desistiu de cumprir o propósito do Pai. Antes, se manteve firme e ainda orou por aqueles que o maltratavam (Fp 2.5-8).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos apresentados nesta lição, elabore a brincadeira da memória. Confeccione pequenos cartões, um deles com a seguinte frase: “Jesus não desistiu da sua missão porque …”. Em outro cartão, escreva a resposta “… porque nos amou incondicionalmente”. Em outros cartões, insira respostas desconexas, sem sentido e que não combinam com a resposta correta. Os alunos terão que memorizar a resposta correta. Todos os cartões estarão virados para baixo e embaralhados. Divida a classe em dois grupos e permita que cada grupo por vez tente descobrir qual o cartão em que se encontra a resposta certa. Leve um prêmio para a equipe vencedora e distribua doces para os demais.
Tenha uma excelente aula!