Lição 12 – A Lição dos Talentos
TEXTO BÍBLICO
Mateus 25.14-30.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Reconhecer que nossos talentos devem ser desenvolvidos e multiplicados.
Prezado(a) professor, a paz do Senhor!
A aula desta semana tem como história central a parábola dos talentos. A partir dessa história, seus alunos aprenderão preciosas lições no que diz respeito aos erviço na Obra de Deus. A parábola dos talentos apresenta a história de um homem rico que entregou aos seus empregados algumas moedas de ouro. Nos tempos bíblicos, essas moedas eram chamadas de talentos. Naquela ocasião, cada empregado recebeu uma quantidade específica de talentos. O objetivo dos empregados era negociar as moedas para alcançar mais moedas. Assim, quando o homem rico pedisse a prestação de contas aos seus empregados, eles estariam prontos a devolver com rendimentos satisfatórios.
O Senhor Jesus contou esta história para ensinar aos seus discípulos que chegará um dia em que os servos de Deus deverão prestar contas de tudo o que fizeram durante o tempo em que estiveram neste mundo (2 Co 5.10). O Senhor entregou um talento para cada crente realizar o serviço em sua obra. Há pessoas que investem o seu tempo na Obra de Deus e o servem com intensidade. Muitos se tornam excelentes ganhadores de almas e instrumentos de edificação espiritual da igreja. Outros, por conta do medo ou da timidez, abandonam o serviço ministerial ou enterram os talentos que receberam. É importante compreender que Deus pedirá conta de todos os dons que Ele nos concedeu para servi-lo em sua Obra (2 Tm 1.6, 7).
Método sugerido
Professor(a), enfatize a importância de realizarmos a Obra de Deus com ousadia. Coloque bombons de diversos tamanhos envolvidos em um papel dourado e entregue aos alunos. Eles deverão observar o tamanho e a quantidade de bombons que receberam e negociar a troca com os seus colegas. É importante que aqueles que receberam bombons menores recebam em maior quantidade. Ao final, enfatize a importância de não olharmos para a importância dos nossos talentos, e sim cumprir o chamado de Deus com eficiência e qualidade.
Boa aula!