Lição 12 – Vivendo o Avivamento Espiritual
A lição de hoje encontra-se em: João 7.37-39; Atos 4.32-35.
Tópicos da Lição:
1. O COMPROMISSO COM O ENSINAMENTO BÍBLICO.
2. O DESEJO FERVOROSO POR GANHAR ALMAS.
3. ARREPENDIMENTO E PERDÃO: UMA MARCA DO AVIVAMENTO.
A paz do Senhor, caro(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes.
Nesta lição, seus alunos aprenderão em que consiste o avivamento espiritual. Muitos resumem o avivamento espiritual às práticas dos dons espirituais. Diga-se de passagem, a manifestação do batismo no Espírito Santo, bem como os dons espirituais, de fato, são consequências de uma fé avivada. No entanto, o verdadeiro avivamento não se encerra nessas manifestações. Tendo a Palavra de Deus como nossa regra de fé e prática, veremos que a igreja primitiva é a nossa maior referência quando se fala de avivamento. Além do derramamento do Espírito, profetizado por Joel, entre os crentes do primeiro século, vemos também que era notório na igreja daquela época o amor de Cristo. Os crentes não apenas tinham os dons dados pelo Espírito, mas, também o amor de Deus derramado em seus corações pela ação do Espírito (Rm 5.5).
Assim como naqueles dias o poder de Deus se revela por meio de milagres, curas, libertação de espíritos imundos e, sobretudo, pelo amor cristão, nos dias atuais os crentes precisam atentar para o poder de Deus e buscar o avivamento espiritual. Naquela época, os crentes da igreja primitiva não viam barreiras para pregar a Palavra, visitar os enfermos, alcançar os perdidos, sejam os que estavam perto quanto os que estavam longe. Eles eram implacáveis na realização da obra de Deus. Nem mesmo a morte era impedimento para pregarem o Evangelho. Muito pelo contrário, para os crentes do primeiro século era uma satisfação imensa poder entregar a própria vida por amor a Jesus.
O Comentário Devocional da Bíblia discorre sobre um dos episódios em que os apóstolos foram cheios do poder do Espírito.
“‘Todos foram cheios do Espírito’ (At 4.31-37). Atos 4 sugere dois resultados de estar cheio do Espírito. Eles ‘anunciavam com ousadia a Palavra de Deus’. E ‘era um o coração e a alma da multidão’. O Espírito Santo é o nosso elo vivo com Jesus e o Pai. É por intermédio dEle que flui o poder de Jesus. Nós devemos ser controlados pelo Espírito (pois isso que significa ‘estar cheio’ com o Espírito); precisamos ter os canais completamente cheios do seu poder dinâmico. Mas como um povo cheio do Espírito demonstra essa presença? Nem sempre por meio de milagres espetaculares. Mas certamente pela ousadia em transmitir as Boas-Novas de Jesus, e por uma unidade efetuosa no Corpo de Cristo” (RICHARD, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p. 722).
Professor(a), realize uma roda de conversa com seus alunos e pergunte sobre o que significa ter uma vida espiritual avivada? Antes de introduzir as explicações da aula, pergunte quais são as características de um crente que é avivado. Pergunte também se eles sabem responder como é possível alcançar esse patamar espiritual. Mostre a partir de exemplos práticos que devemos não apenas conhecer, mas também praticar os passos necessários para alcançar esse estado espiritual.
Tenha uma boa aula!