Lição 12 – Dorcas ajuda os pobres
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Mostrar que Deus ama a pessoa que tem um coração bondoso.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Apresentar Dorcas como uma mulher bondosa.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “[…] Sejam bons e atenciosos uns para com os outros […]” (Efésios 4.32).
A Paz do Senhor, querida professora!
Você tem tido suporte, rede de apoio, pessoas que o incentivam em sua vida e ministério? Muitas vezes, Deus nos envia irmãos, parceiros de arado, para nos fazer vivenciar na prática toda a força e a beleza de Eclesiastes 4.9-12: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.
Gostaríamos, portanto, de incentivar o hábito de estreitar laços e promover uma maior troca entre as irmãs parceiras na Seara do Mestre. Não apenas nas igrejas locais, como também de diferentes regiões e realidades. Quem sabe uma ideia sua pode ajudar a solucionar um problema na Escola Dominical em outro canto do país? Ou vice e versa.
A internet pode ser tão enriquecedora quando usada para essa finalidade, diminuindo as distâncias e promovendo uma rede de apoio transcultural entre irmãos em Cristo. Por isso, aproveitamos esse espaço para motivar tal troca e fortalecimento mútuo.
Peça ajuda, se precisar, comente os posts em nossas redes sociais, envie-nos e-mail (no expediente de cada revista), participe com sugestões, mensagens de incentivo e toda palavra que possa cooperar com a vida e trabalho de uma irmã voluntária no ministério.
Infelizmente, tantas são as vezes as quais vemos esses canais serem usados para disseminar ódio, contenda, fake news, rivalidades – sejam na esfera política ou até mesmo teológica e denominacional. Propomos aqui, irmos na contramão desse fluxo maligno, usando essas ferramentas em prol do Reino de Deus, da unidade e do avanço da Igreja de Cristo.
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Rm 12.2 – NTLH).
Afinal, jamais podemos nos esquecer: mais forte é o sangue de Jesus que nos une, do que o espírito do mundo jazido no Maligno, que tenta separar ou macular o Corpo de Cristo.
Na próxima aula, vamos ensinar aos pequeninos sobre a importância de ajudar aos mais pobres, um assunto que se faz cada vez mais necessário em nossa sociedade tão egoísta. Temos vivido o tempo predito por Jesus, no qual vemos a iniquidade se multiplicar e o amor de muitos se esfriar drasticamente – até mesmo dentro da Igreja (Mt 24.12).
Fiquemos com Cristo disse, que os seus genuínos discípulos seriam conhecidos pelo AMOR (Jo 13.35), que é bem mais do que palavras ou sentimentos, é também ação em Deus a favor do próximo!
“Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 Jo 3.17,18).
Nem sempre que estendemos a mão para ajudar, obtemos gratidão em retorno. Nossa boa ação nunca deve visar receber nem mesmo reconhecimento em troca. Reflita nas palavras do Mestre do mestres, Jesus:
“Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.
Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa” (Mateus 6.2-4 – NTLH).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!
Abraço fraterno,