Lição 10 – Jesus Ajuda dois Homens a Verem
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar que Jesus pode nos curar.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Estimular a criança a confiar em Jesus para curá-la quando estiver doente.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “[…] Jesus Cristo cura você […]” (Atos 9.34 – NAA).
A Paz do Senhor, querida professora! Como você está?
Apesar de Jesus ter nos alertado a respeito das aflições que no mundo teríamos como seus seguidores (Jo 16.33), por vezes nos abatemos em face delas. Isso não nos torna menos crentes; somos espirituais, novas criaturas sim, porém, ainda vivendo uma experiência humana. Portanto, carecemos do Espírito Santo constantemente. É por meio da dependência do Consolador, que o Senhor transforma até as nossas fraquezas, em força para a glória do seu nome (2 Co 12.9,10).
Na próxima aula, vamos contar aos nossos aluninhos a respeito de uma ajuda mais do que especial, narrada em Mateus 9.27-31, quando Jesus cura dois cegos. Que grande exemplo de fé e perseverança esses homens são para nós. Embora deficientes, em uma época e contexto nos quais a acessibilidade era ainda mais difícil, eles não se conformaram, não se acomodaram naquele lugar, esperando Jesus os notar e decidir curá-los.
A Bíblia nos mostra que eles foram atrás de Jesus: “Jesus saiu daquele lugar, e no caminho dois cegos começaram a segui-lo, gritando: — Filho de Davi, tenha pena de nós!” (v. 27)
Eles não se prenderam ao que lhes faltava, não permitiram que a “falta” os limitassem ou paralisassem, antes usaram todos os recursos que tinham para buscar ao Senhor. Mesmo sem ver, eles correram, eles gritaram, eles insistiram. E fé não é isso? Agir com base na certeza, não em evidências visíveis, ao contrário, com base no que nem se pode enxergar! E quanto a nós? Será que temos “nos levantado”, e ido com fé buscar em Jesus o nosso milagre?!
Nem sempre a resposta de Deus para nós é instantânea. Ainda que tenhamos fé para agir, buscando de maneira prática o que necessitamos, muitas vezes o Senhor também requer de nós perseverança, paciência e confiança nEle, mesmo durante o tempo de espera em meio a tribulações.
Como um Pai amoroso, Ele não nos faz esperar por nenhum outro motivo que não seja amor por nós, visando o nosso próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento nEle. Por isso, não se amargure se o seu milagre ou resposta divina parecer demorada. “[…] porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5.3-5).
Oramos para que por meio dessa aula, o Espírito Santo trabalhe no seu coração, renove as suas forças, fé e alegria a fim de esperar com paciência no Senhor, sem deixar de fazer a sua parte, o buscando e o servindo.
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
Abraço fraterno,