Lição 10 – A lição do jovem rico
TEXTO BÍBLICO
Marcos 10.17-31.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Refletir a respeito do perigo de se perder a vida eterna devido ao apego demasiado aos bens materiais.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na lição desta semana, veremos a história de um jovem que se aproximou de Jesus perguntando sobre a vida eterna. Além de ser possuidor de muitas riquezas, o jovem afirmou ser conhecedor de muitos mandamentos e honrá-los desde a sua infância. Contudo, ao ver Jesus, sentiu o desejo de aprender um pouco mais sobre a vida eterna. O Mestre, prontamente o atendeu e viu em seu coração o apego às riquezas deste mundo. Para ajudá-lo a se libertar da idolatria, Jesus aconselha o jovem rico a vender todas as suas riquezas e distribuir aos pobres. Dessa forma, ele teria um tesouro no céu. Discordando da palavra do Senhor, o jovem se sente contrariado e vai embora entristecido (v. 22).
A decisão do jovem revela alguns aspectos importantes que precisam ser considerados. O primeiro diz respeito à procura do jovem para receber uma palavra do Senhor Jesus no tocante à salvação. Apesar de ser conhecedor da lei e afirmar ser cumpridor da Palavra o jovem não tinha a certeza da sua salvação. Ele pergunta ao Mestre o que deveria fazer para merecer a vida eterna, demonstrando completo desconhecimento sobre a salvação e o meio definido por Deus para salvar o homem. Além disso, outro aspecto a ser considerado no contexto dessa história é o fato de que ele afirma ser um grande conhecedor da lei desde a sua infância (v. 20). Essa justificativa é muito usada por aqueles que são religiosos, porém, desconhecem a verdadeira essência da lei. Jesus ressaltou esse aspecto, dizendo que a justiça dos verdadeiros servos de Deus deve exceder a dos escribas, isto é, daqueles que eram responsáveis por interpretar a lei (Mt 5.20).
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, é importante considerar que a salvação não pode ser alcançada por aquilo que fazemos de bom. O apóstolo Paulo destacou aos efésios que somos salvos pela graça de Deus e isso não vem das obras para que ninguém se glorie, pois trata-se de um dom de Deus (Ef 2.8,9). Além do mais, as obras de justiça não são a razão da salvação, e sim a consequência dela. Logo, a salvação é alcançada pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo e em sua morte sobre a cruz para pagar o preço pelos nossos pecados. Quem é salvo em Cristo deve saber que fazer o bem, praticar boas obras e viver em santidade, embora sejam virtudes elogiáveis, tratam-se de deveres que o servo de Deus deve cumprir. Logo, as obras são consequências da fé (Ef 2.10).
O segundo ponto a destacar diz respeito ao apego do jovem às riquezas. Ele se dizia conhecedor da lei desde a infância, porém, não tinha compromisso em cumpri-la. Seu exemplo nos mostra que conhecer a Palavra de Deus não é suficiente para ter comunhão com Deus. O verdadeiro conhecimento de Deus, bem como a intimidade com Ele se dá por meio da obediência aos seus mandamentos (Lc 6.46-49). O Mestre afirmou que quem o ama verdadeiramente guarda os seus mandamentos. O contrário, trata-se apenas de hipocrisia e falta de intimidade com Deus (Mt 15.7,8). No caso do jovem, seu coração estava tão apegado às suas riquezas que ao ser confrontado pelo Senhor a primeira decisão foi desistir de segui-lo. Quem, verdadeiramente, deseja servir a Deus não concentra o seu coração neste mundo, e sim no Senhor quem tem o domínio sobre todas as coisas (Mt 6.33).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, realize com seus alunos a técnica do mapa conceitual. Escreva no centro do quadro a expressão “RIQUEZAS” e pergunte aos alunos o que pensam sobre esse tema quando é tratado a partir do ensinamento bíblico. É fundamental que essa atividade seja realizada com a classe após a exposição da história bíblica da seção “Explorando as Escrituras”. Ao final, faça uma síntese dos ensinamentos extraídos na lição e reforce que a nossa maior riqueza é o Senhor.
Tenha uma excelente aula!