Lição 7 – Vamos conhecer a 1ª Carta de Pedro
LEITURA BÍBLICA: 1 Pedro 1.6-9, 13-16.
A MENSAGEM: “[…] Quero animá-los e dar o meu testemunho de que as bênçãos que vocês têm recebido são uma prova verdadeira da graça de Deus. Continuem firmes, pois, nessa graça.” (1 Pedro 5.12)
OBJETIVOS:
MOSTRAR uma visão panorâmica da Primeira Carta de Pedro;
REFLETIR sobre as provações da vida cristã;
INCENTIVAR uma vida de santidade ao Senhor.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, estudaremos a Primeira Carta de Pedro. O apóstolo de Jesus escreveu esta Carta com o propósito de encorajar os irmãos que se encontravam nas províncias de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia (1 Pe 1.1). Os crentes dessas regiões estavam enfrentando provações e perseguições em razão da fé. Como prova do amor por Cristo, deveriam permanecer no exercício da santificação. Para enfrentar essa dura realidade os irmãos precisavam ter a sua fé fortalecida em Cristo, bem como ter convicção que foram chamados por Deus para um sacerdócio real e povo adquirido para anunciar as virtudes daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).
Na Bíblia de Estudo Pentecostal, encontramos uma visão panorâmica desta Carta que, certamente, nos mostrará a perspectiva de Pedro em relação à difícil realidade enfrentada pelos crentes daquelas regiões:
“Propósito
Pedro escreveu esta epístola de alegre esperança a fim de levar o crente a ver a perspectiva divina eterna da sua vida terrestre e prover orientação prática aos cristãos que se encontravam sob o fogo do sofrimento entre os pagãos. O cuidado de Pedro visava a evitar que os crentes não perturbassem, sem necessidade, o governo, e sim seguissem o exemplo de Jesus no sofrimento, sendo inocente, mas portando-se com retidão e dignidade.
Visão panorâmica
1 Pedro começa lembrando os leitores: 1. De que têm uma vocação gloriosa e uma herança celestial em Jesus (1.2-5); 2. De que sua fé e amor nesta vida estarão sujeitos a provas e purificação e que isso resultará em louvor, glória e honra na vinda do Senhor (1.6-9); 3. De que essa grande salvação foi predita pelos profetas do Antigo Testamento (1.10-12); e 4. De que o crente deve viver uma vida santa, bem diferente do mundo ímpio ao seu redor (1.13-21). Os crentes, escolhidos e santificados (1.2), são crianças em crescimento que precisam do puro leite da Palavra (2.1-3), são pedras vivas em que estão sendo edificadas como casa espiritual (2.4-10) e peregrinos, caminhando em terras estranha (2.11,12); devem viver de modo honroso e humildade no seu trato com todas as pessoas durante a sua peregrinação aqui (2.13—3.12).
A menagem preeminente de 1 Pedro diz respeito à submissão e a sofrer, perseverando na retidão, por amor a Cristo, de conformidade com o próprio exemplo dEle (2.18-24; 3.9—5.11). Pedro assegura aos fiéis que eles obterão o favor e a recompensa de Deus ao sofrerem por causa da justiça. No contexto desse ensino do sofrimento por Cristo, Pedro ressalta os temas conexos da salvação, da esperança, do amor, da fé, da santidade, da humanidade, do temor a Deus, da obediência e da submissão” (CPAD, 1995, p. 1935).
Professor, como mencionado anteriormente, a Primeira Carta de Pedro trata-se de uma mensagem de encorajamento aos cristãos que estavam enfrentando duras provações em virtude das perseguições e lutas por causa do Evangelho. Apresente o cenário enfrentado pelos irmãos destinatários da Carta de Pedro e mostre qual deve ser a nossa postura de fé diante das lutas que enfrentamos diariamente em razão da nossa fé.
Exemplifique as lutas como os dilemas enfrentados pelos adolescentes atualmente e encoraje-os a fortalecerem a fé em Cristo para vencer as pressões do mundo.
Tenha uma excelente aula!