Lição 6 – Aprendendo com a carta de Tiago
LEITURA BÍBLICA: Tiago 2.14-26.
A MENSAGEM: “Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.” (Tiago 2.17)
OBJETIVOS:
ENSINAR que a fé precisa ser traduzida em ações concretas;
DESTACAR a importância do autocontrole na fala;
ESTIMULAR o relacionamento com Deus.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão que a fé deve ser acompanhada por obras que, de fato, acompanham a confiança que professamos. Muitas pessoas afirmam que tem fé, até demonstram ser fervorosas no tocante às manifestações dos dons espirituais. Todavia, quando se trata de pôr em prática os ensinamentos da Palavra de Deus, há certa distância do conhecimento bíblico ou rejeição à repreensão. Não obstante, é inerente à Palavra de Deus ser útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as falhas e ensinar a maneira certa de viver (2 Tm 3.16).
É por meio da Palavra de Deus que tomamos conhecimento dos maus hábitos que precisamos mudar para agradar a Deus. A Carta de Tiago enfatiza esse dilema e nos mostra que não basta apenas ser conhecedor das escrituras Sagradas. É preciso também ter o compromisso com a prática (Tg 1.22-25). Vale ressaltar também que as obras de que Tiago discorre não servem como provas de fé para salvação. Afinal de contas, o próprio apóstolo Paulo destaca que a salvação é pela graça de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie. Nesse sentido, as obras foram preparadas para que as praticássemos não como razão, e sim como consequência da fé (Ef 2.8-10).
De acordo com o Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, “Tiago afirmou que a verdadeira fé em Deus não pode estar separada das obras. Se alguém verdadeiramente crê, isto estará refletido em seu comportamento. […] À primeira vista, parece que Tiago está contradizendo Paulo — parece que Tiago aqui propõe uma salvação pelas obras. No entanto, esta raiz grega não somente significa ‘declarar justo’, mas também pode significar ‘justificar’ no sentido de defender. Aqui, o que Tiago quer dizer é que a nossa visão de Abraão, e a declaração de Deus de que Abraão deve ser considerado justo, estão demonstradas por suas ações. […] Portanto, conclui Tiago, vedes, ‘então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé’. Isto é, a ‘fé’ isolada quando diz que somos salvos pela fé, e declarados justificados por Deus” (CPAD, 2007, p. 518).
Nesse sentido, a fé verdadeira do adolescente cristão deve se revelar não apenas pela crença que professa, mas, principalmente, pela forma como se comporta frente aos desafios impostos pela sociedade. Vivemos em mundo cada dia mais secularizado e humanista, isto é, separado de Deus. Como cristãos em tempos difíceis, temos o dever de consolidar ainda mais a nossa fé na Palavra de Deus, regar continuamente as nossas raízes espirituais com jejuns e orações para que possamos resistir firmes às pressões impostas pelo Diabo e ele, certamente, fugirá de nós como afirma as Escrituras Sagradas (Tg 4.7).
Para finalizar este momento, realize uma roda de conversa com os adolescentes e converse sobre o seguinte tema: “Como o adolescente deve testemunhar a sua fé nos dias atuais?” Abra espaço para o diálogo com os adolescentes e promova a interação. Se preferir, você pode convidar o líder do departamento de adolescentes, bem como outros irmãos da igreja para fazer parte desse momento.
Tenha uma excelente aula!