Lição 6 – A Lição do Semeador
TEXTO BÍBLICO
Marcos 4.1-20.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Compreender a importância de viver o Evangelho de verdade.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta aula seus alunos aprenderão sobre a parábola do Semeador. Nessa história, nosso Senhor utiliza as qualidades do solo para representar a recepção das pessoas ao Evangelho. O semeador se propôs a semear e encontrou pelo menos quatro tipos de solos diferentes. Na primeira ocasião, a semente caiu à beira do caminho e logo vieram os pássaros e se alimentaram da semente. Esse primeiro exemplo representa as pessoas que ouvem a mensagem do Evangelho, porém, não a guardam em seus corações. Com isso, o Inimigo remove de seus corações a crença na Palavra de Deus e as faz duvidar de que as Escrituras são verdade (Mc 4.15).
A segunda situação proposta na história contada por Jesus faz menção da semente que caiu em um solo com pedras. Esse cenário representa as pessoas que ouvem a mensagem do Evangelho, aceitam com alegria, porém, não criam raízes profundas. Quando surgem as lutas, retrocedem na fé, pois não permitiram que a verdade do Evangelho crie raízes em seu coração (vv. 16, 17). Em seguida, o Senhor cita a semente que caiu em um solo repleto de espinhos. Esse cenário representa as pessoas que ouvem a mensagem do Evangelho, porém, a superficialidade da fé faz com que os prazeres e interesses desse mundo assumam o lugar que pertence somente ao Senhor. Dessa forma, essas pessoas não conseguem servir a Deus com integridade e, por fim, também retrocedem na fé (vv. 18, 19).
E, por último, temos a semente que caiu em boa terra. Ali, encontrou as condições apropriadas para germinar e frutificar de forma satisfatória. Essa última situação representa o coração que de bom grado recebe a mensagem do Evangelho e a põe em prática (v. 20). Infelizmente, a maioria das pessoas demora um tempo que o terreno do seu coração esteja preparado para germinar a boa semente.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. A parábola do Semeador é uma história de simples compreensão e que pode ser apresentada com facilidade aos juniores. Em primeiro lugar, ressalte que o nosso coração é semelhante ao solo destacado na história. Nesse sentido, precisamos cuidar da qualidade da terra do nosso coração para que a semente encontre a melhor condição possível para germinar e produzir os resultados esperados pelo semeador. Deus espera que recebamos a sua Palavra e a pratiquemos (Tg 1.22-25). Muitas pessoas frequentam a igreja, ouvem a Palavra de Deus, porém, não refletem em seus ensinamentos e, por conseguinte, não os praticam (Is 30.21). Mostre aos juniores que eles foram chamados pelo Senhor para receber e praticar a sua Palavra.
Outra lição importante diz respeito aos diversos tipos de solo destacados na história. Com exceção da terra boa que produziu os resultados esperados, os demais solos apresentaram certas dificuldades representadas pelos pássaros, pelas pedras e pelos espinhos. Esses empecilhos representam respectivamente o Inimigo que tenta impedir a recepção da mensagem, a falta de consistência na fé e os prazeres ou cuidados deste mundo que impedem a mensagem de gerar resultados práticos na vida cristã (Hb 4.12). Ajude os seus alunos a compreenderem cada detalhe da parábola e mostre-se disponível a ouvir até que ponto eles entenderam. Ao final, faça as correções necessárias.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, leve para a sala de aula sementes de feijão, um pequeno recipiente (pode ser um pote pequeno de margarina) e um pouco de algodão. Plante algumas sementes no algodão, regue com água. Observe que em 2 dias, aproximadamente, a semente do feijão germinará. Se preferir, disponibilize os recursos para que cada aluno tenha o seu feijão plantado. Após a semente germinar, mostre aos alunos que assim acontece com a Palavra de Deus quando encontra espaço em nosso coração. Ele cresce e produz muitos frutos para glória de Deus.
Tenha uma ótima aula!