Lição 5 – O mover do Espírito na casa de Cornélio
A lição de hoje encontra-se em: Atos 10.44-48.
Tópicos da Lição:
1. A REVELAÇÃO A PEDRO
2. A FAMILIA DE CORNÉLIO
3. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ESTENDIDO AOS GENTIOS
A paz do Senhor, prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes.
Na aula desta semana seus alunos aprenderão sobre recepção dos gentios ao Evangelho da graça. Nos dias da igreja primitiva era muito comum os apóstolos pensarem que a mensagem do evangelho deveria ser pregada apenas para o povo de Israel, haja vista este ser o povo escolhido por Deus desde a promessa feita a Abraão (Gn). No entanto, Deus vai revelar a Pedro que o propósito de salvação estava além das terras palestinas. A salvação de Deus deveria ser pregada atém os confins da Terra. Demorou um certo tempo para os apóstolos compreenderem essa mensagem, mas o fato importante é que Pedro foi precursor desse proposito divino.
Pedro recebeu da parte do Senhor uma revelação que a princípio trouxe certa estranheza ao apostolo, visto que os judeus, por ordenança mosaica, não se alimentavam de qualquer tipo de animal. Entretanto, na visão que teve o apóstolo Pedro, o Senhor ordenou que ele matasse os animais e comesse ao que Pedro respondeu que na sua boca nunca havia entrado alimento imundo. Todavia, o Senhor declarou a Pedro que não tornasse imundo aquilo que Ele próprio havia purificado (At 10.15). O sentindo da visão era mostrar a Pedro que assim como a lei condenava a dieta com animais considerados impuros, do mesmo modo os gentios eram considerados impuros pelos cristãos recém-convertidos do judaísmo. Para desfazer esse preconceito, o Espírito de Deus falou a Pedro por meio da visão de um lençol com vários animais quadrúpedes.
Após receber a visão, Pedro foi chamado para comparecer na casa de Cornélio, certo centurião de muito respeito que nutria bom testemunho em Cesareia como alguém que fazia continua oração a Deus e ajudava os mais necessitados. Depois que chegou a determinada casa e começou a falar da Palavra de Deus, a Palavra de Deus discorre que o Espírito Santo moveu o lugar e todos da casa de Cornélio foram cheios do Espírito Santo (At 10.44-48). Os judeus que vieram com Pedro ficaram maravilhados de que o dom do Espírito fosse estendido também aos gentios. Dessa forma, Deus revelou a Pedro que não somente a graça da salvação, mas também o poder do Espírito estava disponível a todos os que creem, sejam estes de perto ou de longe, judeus ou gentios, pois Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34; Rm 2.11).
Aproveite o assunto da lição e pergunte aos seus alunos se eles já se depararam com alguma discriminação. Converse com eles sobre as experiências espirituais com o Espírito Santo ainda na pré-adolescência. Mostre que o Senhor também se revela nesta fase da vida, até mesmo batizando no Espírito Santo e revestindo de poder aos que creem.