Lição 5 – A lição da árvore e os seus frutos
TEXTO BÍBLICO
Lucas 6.43-45.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Entender que o cristão verdadeiro deve produzir bons frutos.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre a importância de produzir bons frutos, isto é, praticar ações que sejam vistas por aqueles que estão ao nosso redor como bom testemunho da Palavra de Deus. Na história da lição de hoje, Jesus contou uma parábola aos seus discípulos sobre duas árvores. A primeira produzia frutos bons e a segunda produzia frutos maus. Jesus disse que assim como cada árvore produz o fruto de acordo com a sua natureza, assim também as pessoas retiram do seu coração aquilo que faz parte da sua natureza. Se a pessoa já nasceu de novo e, mediante a fé, se tornou um filho ou filha de Deus, então é natural encontrar nela ações de acordo com os ensinamentos de Jesus (Jo 3.1-5).
De outo modo a pessoa que ainda não nasceu de novo não pode praticar aquilo que está de acordo com o Reino de Deus, pois a sua natureza ainda é terrena, condicionada à prática das obras da carne porque não é guiada pelo Espírito Santo (Rm 8.14). Para produzir o Fruto do Espírito e tirar boas coisas do coração é necessário ter um encontro verdadeiro com Deus (Gl 5.22-25).
Nesta lição, mostre aos seus alunos que do coração procedem as decisões, comportamentos e pensamentos. Nesse sentido, podemos afirmar que tudo começa pelo coração, isto é, pela nossa mente. Se o nosso coração estiver limpo é natural que as nossas atitudes sejam boas, porém, se estiver ferido, sujo e com raiva é natural que as nossas ações sejam más. Ensine aos seus alunos que devemos orar ao Senhor para que purifique o nosso coração para que os nossos pensamentos sejam limpos e as nossas ações sejam aprovadas por Deus. Essa é a nossa missão como filhos de Deus e pertencente a um Reino de justiça.
Sugestão de método
Professor, distribua várias folhas rabiscadas com lápis ou grafite para os alunos. Entregue também uma borracha para cada aluno e peça para eles apagarem os riscos da folha. Chame a atenção deles para o fato de que seria muito mais fácil manter a folha limpa, sem rabiscos e pura. Assim acontece com o nosso coração quando não o preservamos limpo sem alteração. Mas o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado e graças a Deus que temos o Espírito Santo para nos ajudar a limpar o coração de toda maldade e sujeira.
Tenha uma ótima aula!