Lição 5 – Vamos conhecer a carta de Tiago
LEITURA BÍBLICA: Tiago 1.17-22; 2.1-8
A MENSAGEM: “Não se enganem; não sejam apenas ouvinte dessa mensagem, mas a ponham em prática”. (Tiago 1.22)
OBJETIVOS:
- MOSTRAR uma visão panorâmica da Carta;
- APONTAR a necessidade de ouvir atentamente as pessoas;
- REFLETIR sobre a importância de não desprezar os irmãos em Cristo.
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor! Ficamos muito felizes por encontrá-lo(a) lendo essas linhas, preocupando-se em ofertar o melhor para o Senhor, por meio do seu ministério.
Até mesmo quando parece não vermos os frutos de nossa dedicação, sabemos que a Palavra de Deus não volta vazia, sem antes cumprir o seu propósito (Cf. Is 55.11). Tal como um agricultor, após arar a terra e concluir a plantação, segue o seu trabalho com perseverança e afinco, assim também devemos prosseguir ensinando. Embora muitas vezes não vejamos, as raízes da Palavra de Deus estão sendo firmadas nos corações dos adolescentes e a seu tempo dará o seu fruto.
Naturalmente, como Jesus nos alertou por meio da parábola do semeador, nem todas as sementes cairão em solo fértil, mas isso não pode nos desanimar (Lc 8.5-15). Persevere crendo que do Senhor virá o crescimento e a despeito de resultados, nosso Deus nunca é injusto e “jamais se esquecerá do vosso trabalho e do amor que revelastes para com o seu Nome, pois servistes os santos, e ainda os servis” (Hb 6.10).
Dando prosseguimento ao tema do trimestre, nesse próximo domingo estudaremos a Carta de Tiago. Todo professor, ao se preparar para uma aula, acaba estudando muito mais do que o que de fato será transmitido. Nenhum conhecimento é desperdiçado, muito menos quando se trata da Palavra de Deus. Portanto, esforce-se para ler e aplicar todo o conteúdo de sua revista, aprofundando-se nos subsídios sugeridos e em outras obras que o ajudem a sanar possíveis dúvidas em classe.
A fim de cooperar ainda mais com os seus estudos, abaixo segue um trecho da Revista Lições Bíblicas CPAD, “Fé e Obras — Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica”. Assim como o esboço com um panorama geral da epístola estudada.
“O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1. Orientar. Em um tempo marcado pela falsa espiritualidade e egoísmo, as orientações de Tiago são relevantes e pertinentes. Isso porque a Escritura nos revela o serviço a Deus como a prática concreta de atitudes e comunhão: guardar-se do sistema mundano (engano, falsidade, egoísmo etc.) e amar o próximo. Assim, através de orientações práticas, Tiago almeja fortalecer e consolar os cristãos, exortando-os acerca da profundidade da verdadeira, pura e imaculada religião para com Deus a qual é: a) visitar os órfãos e as viúvas nas tribulações; b) não fazer acepção de pessoas e c) guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1.27).
2. Consolar. Numa cultura onde não se dobrar a César, honrando-o como divindade, significava rebelião à autoridade maior, os crentes antigos foram impiedosamente perseguidos, humilhados e mortos. Entretanto, a despeito de perder emprego, pais, filhos e sofrer martírios em praças públicas, eles se mantiveram fiéis ao Senhor. Por isso, a epístola é, ainda hoje, um bálsamo para as igrejas e crentes perseguidos espalhados pelo mundo (Tg 1.17,18; 5.7-11).
3. Fortalecer. Além das perseguições cruéis, os crentes eram explorados pelos ricos e defraudados e afligidos pelos patrões (Tg 5.4). Apesar de a Palavra de Deus condenar com veemência essa prática mundana, infelizmente, ela ainda é muito atual (Ml 3.5; Mc 10.19; 1Ts 4.6). A Epístola de Tiago não foge à tradição profética de condenar tais abusos, pois, além de expor o juízo divino contra os exploradores, o meio-irmão do Senhor exorta os santos a não desanimarem na fé, pois há um Deus que contempla as más atitudes do injusto e certamente cobrará muito caro por isso. A queda de quem explora o trabalhador não tardará (Tg 5.1-3)”.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe!