Lição 4 – A questão da fé na carta aos hebreus
LEITURA BÍBLICA: Hebreus 11.1-6
A MENSAGEM: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor”. (Hebreus 11.6)
OBJETIVOS:
- EXPLICAR o conceito bíblico de FÉ;
- APRESENTAR a galeria dos heróis da fé;
- DESTACAR a importância da fé na vida do cristão.
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor!
Como está a sua fé? Nós, como educadores cristãos, nunca podemos nos esquecer que, antes de levarmos a Palavra aos nossos alunos, ela precisa passar primeiro por nós mesmos. Portanto, durante o preparo da aula, permita que o Espírito Santo o conduza a uma autorreflexão e trate os pontos que necessitam de seu amoroso cuidado.
Ao longo da caminhada cristã, a nossa fé pode amadurecer ou envelhecer. A diferença é que no primeiro caso, ela permanece vibrante, mesmo quando os resultados não saem exatamente como o esperado. Afinal, entendemos que não se trata da nossa vontade, do nosso tempo ou entendimento. Já quando a fé “envelhece”, sem perceber, vamos abandonando a alegria na esperança, que tanto Paulo recomendou (Cf. Rm 12.12; Fp 4.4).
Que por meio dessa lição, você viva e transmita aos seus alunos a fé genuína, a qual a despeito das adversidades, renova as nossas forças, nos fazendo voar alto como águias, caminhar sem nos fatigar, correr sem desanimar, prosseguir sem desanimar! (Cf. Is 40.31)
Procure mergulhar e aplicar todo o conteúdo pedagógico de sua revista. Cada detalhe foi estrategicamente pensado para ajudá-lo no alcance dos objetivos propostos.
Para o seu aprofundamento no tema dessa próxima aula, abaixo deixamos o trecho de mais uma rica obra publicada pela CPAD, a qual pode ser de grande apoio para a sua vida e ministério.
“Neste capítulo (Hebreus 11) tão conhecido e maravilhoso, a fé é explicada como sendo o firme fundamento de que as coisas que se esperam irão acontecer. A fé inicia-se quando se crê no caráter de Deus, ou seja, que Ele é quem diz ser. A Fé culmina com a crença e a confiança nas promessas de Deus, ou seja, no que Ele diz que irá fazer.
Para os crentes, no entanto, a ‘esperança’ é um desejo baseado na certeza, e a certeza está baseada no caráter de Deus. A fé é a prova das coisas que se não veem, significando que nós temos a plena confiança de que Deus irá cumprir as suas promessas, mesmo que ainda não vejamos nenhuma evidência. Nestas promessas, estão incluídas a vida eterna, as recompensas futuras, o céu, e assim por diante.
A fé considera que estas coisas são tão reais quanto o que pode ser percebido com os olhos. Esta convicção sobre as promessas não visíveis de Deus permite que os cristãos perseverem na sua fé, independentemente da perseguição, da oposição, e das tentações” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 629).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe!