Lição 4 – Rute ajuda a sua sogra
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Aprender que Rute ajudou a sua sogra Noemi.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Destacar que devemos respeitar e ajudar os idosos.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “Fiquem de pé na presença de pessoas idosas e as tratem com todo respeito […]” (Levítico 19.32).
Querida Professora, como você está?! Essa que tantas vezes é uma pergunta retórica, quase que um cumprimento, como “bom dia”, também pode ser um convite à autorreflexão. E é exatamente essa a proposta aqui, fazer com que você dê uma pausa em meio a rotina corrida, inúmeros compromissos, tarefas e responsabilidades, a fim de focar o olhar para dentro de si. Afinal, para Deus, o seu trabalho ou oferta não tem maior importância do que VOCÊ. Portanto, embora o cuidado com o outro seja de inestimável valor, sobretudo sob a ótica cristã, nunca se esqueça de cuidar de si mesma.
Antes de se preparar para a aula, reserve um momento devocional, conversando com o Espírito Santo sobre as suas questões, faltas e problemas, sejam eles quais forem. Ainda que não saiamos desse momento com todas as respostas, soluções ou bênçãos imediatas, certamente saímos com o principal – a presença revigorante do nosso Deus, recordando-nos de que já temos tudo o que necessitamos. Que o amor e a alegria abundantes, que só Ele pode dar, transborde em seu coração, não apenas sobre o seu ministério e alunos, como também sobre tudo e todos ao seu redor.
Na próxima lição, vamos desde já, ensinar aos nossos pequeninos sobre a importância do respeito e ajuda aos idosos. Vivemos em uma sociedade imersa em etarismo, isto é, na discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade, levando-as muitas vezes à baixa autoestima, sentimentos de desamparo, menos valia e ao isolamento. Infelizmente isso pode ocorrer até mesmo dentro das igrejas e o grupo que mais sofre com o etarismo no Brasil é justamente o de idosos.
Enquanto sob a ótica das Escrituras, nada de pejorativo havia na idade ou palavra velhice. Pelo contrário, dentre outros fatores, devido ao fato de a maior parte do conhecimento na época ser transmitido pela oralidade, devido a sua sabedoria, experiência e maturidade, os anciãos eram vistos com grande respeito e valor para a comunidade, o oposto do que observamos hoje em nossa sociedade.
Para mudar estruturas sociais tão enraizadas em um mundo que jaz no Maligno, somente o poder transformador da Palavra, do Verbo de Deus em ação. Veja quão importante é o seu papel como portadora dessa Palavra para uma nova geração. Muitos podem pensar que a educação no Berçário é ineficiente, quando na verdade, lá estão as “telas em branco”, repletas de sede e competências para o aprendizado. Portanto, nunca menospreze a importância de suas aulas e ministério.
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!