Lição 3 – A poderosa mensagem da carta aos Hebreus
LEITURA BÍBLICA: Hebreus 10.1-12, 19-22.
A MENSAGEM: “Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus.”
OBJETIVOS:
AFIRMAR que a morte de Jesus na cruz foi eficaz;
DESTACAR que o sacrifício de Jesus foi único e suficiente;
ANUNCIAR que o sacrifício de Jesus nos colocou de volta à presença de Deus.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta semana, seus alunos aprenderão um pouco mais sobre a Carta aos Hebreus. Dessa vez, estudaremos a natureza da mensagem da Carta. É notório que o autor desta Carta deu destaque especial a pessoa de Jesus. Na intenção de fortalecer a fé dos crentes judeus no Senhor, Hebreus aponta a eficácia da morte de nosso Senhor sobre a cruz (Hb 10.12). O seu sacrifico foi único, mas suficiente para trazer salvação a todo aquele que crer na mensagem do Evangelho que aponta para a morte vicária de Jesus sobre a cruz, isto é, a morte substitutiva (v. 14). Dessa forma, Cristo nos trouxe de volta à presença de Deus (Rm 5.10).
À medida que lemos a Carta aos Hebreus, percebemos que a sua mensagem denota um processo de transição da revelação de Deus do Antigo Testamento para o Novo Testamento. O Comentário Devocional da Bíblia discorre sobre esse processo:
“A fonte da nova revelação é o próprio Filho de Deus (Hb 1.1-3), que demonstrou ser superior aos anjos que, no pensamento de Israel, mediaram a revelação do Antigo Testamento (vv. 4-14). A fé do Antigo Testamento é uma religião revelada. Moisés não a inventou. Os sacerdotes da época de Josias não reescreveram — como sugeriram alguns acadêmicos modernos céticos — a história dos judeus, inventando os documentos que atribuímos a Moisés. Não, Deus falou — e os que Ele disse foi registrado, com exatidão, pelos profetas de cem diferentes épocas e lugares. Além disso, o que Deus disse está registrado fielmente nos livros do Antigo Testamento. Isto, é claro, foi o que fez com que alguns cristãos primitivos hesitassem. Se Deus ordenou a fé de Israel, como Ele poderia contrariar ou abandonar esta Palavra? Como Ele poderia contrariar ou abandonar esta Palavra? Como Ele poderia rejeitar o seu povo escolhido, a favor dos gentios?
À medida que lemos a Carta aos Hebreus, perceberemos que a mensagem do Antigo Testamento a Israel jamais foi abolida ou abandonada, mas cumprida. Mas, antes, o autor da Carta aos Hebreus esclarece um ponto vital. Nós podemos confiar no Antigo Testamento, pois Deus falou aos homens pelos profetas de antigamente. Mas nós podemos confiar ainda mais no Novo Testamento, pois o agente dessa revelação não foi um mero homem! O agente da revelação do Novo Testamento foi Deus Filho! Deus não falou meramente a nós por meio de homem, Ele se tornou um homem, e como homem, falou a nós diretamente.
Que pensamento assombroso! Deus preencheu o imenso vazio entre Ele mesmo e a humanidade quando se tornou um ser humano. Somente desta maneira Ele pôde, com clareza e inconfundível autoridade, comunicar as Boas-Novas a nós. Devemos abordar as Escrituras, e especialmente o Novo Testamento, com grande reverência e respeito. Nós não estamos apenas lendo palavras. Nós estamos ouvindo a voz de Deus, e ouvindo as palavras de Jesus Cristo” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 926).
Professor(a), nesta lição, enfatize a ideia central da Carta aos Hebreus. Mostre que o assunto central da Carta é a fé cristã baseada na convicção de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Para dinamizar o assunto da lição você pode adotar com a sua classe o método de ensino conhecido como “Painel”. Nesse método os três tópicos da lição são detalhados e conversados a partir da colaboração de três outros professores ou teólogos que são convidados a participar da aula. Você, professor(a), é o mediador(a) que fica responsável por conduzir o diálogo. A partir da exposição de cada tópico, cada professor convidado tem a oportunidade de discursar sobre o respectivo tópico por aproximadamente 3 minutos. Ao final, abra espaço para os alunos perguntarem. Esse método tornará a sua aula muito mais dinâmica e agregadora.
Tenha uma ótima aula!