Lição 2 – Hebreus, uma carta sobre Jesus
LEITURA BÍBLICA: Hebreus 1.1-4,8,9.
A MENSAGEM: “Mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o Universo.” (Hebreus 1.2).
OBJETIVOS:
APRESENTAR uma visão panorâmica da carta aos Hebreus;
EXPLICAR como Deus se revela;
APONTAR a superioridade de Cristo em relação aos anjos, a Moisés e a Arão.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, veremos um estudo detalhado sobre a proposta da Carta aos Hebreus. Embora não se saiba quem foi o autor da Carta aos hebreus, trata-se de um material muito rico em detalhes a respeito da pessoa de Jesus.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal:
“Hebreus foi escrito principalmente para os cristãos judeus que estavam sob perseguição e esmorecimento. O escritor procura fortalecê-los na fé em Cristo, demonstrando cuidadosamente a superioridade e finalidade da revelação e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo. Demonstra que as disposições divinas para a redenção vistas no Antigo Concerto se e tornaram-se cumpriram obsoletas pela vinda de Jesus e pelo estabelecimento de um Novo Concerto, mediante a sua morte vicária. O escritor anima seus leitores a: 1. Manterem-se firme sua confissão de Cristo até o fim; 2. a prosseguirem para a maturidade espiritual; e 3. não volverem a estado de condenação caso abandonassem a fé em Jesus Cristo” (CPAD, 1995, p. 1897).
Com essa visão do propósito da Carta seus alunos terão à disposição uma visão mais ampla do que o autor quis trazer de ideia central. Se preferir, você pode enumerar as informações e deixar expostas no quadro ou no mural. Aproveite a temática ara explicar aos seus alunos o que é Cristologia. Mostre que a Carta aos Hebreus trata-se de um estudo criptológico, haja vista que revela a humanidade, divindade e sacerdócio de Cristo. Abra espaço para perguntas sobre os assuntos relacionados na Carta e não deixe de responder cada dúvida no que for possível.
Boa aula!