Lição 2 – O Poder do Alto no Dia de Pentecostes
A lição de hoje encontra-se em: Joel 2.28, 29.
Tópicos da Lição:
1. OS DISCÍPULOS REUNIDOS NO CENÁCULO.
2. O DIA DE PENTECOSTES.
3. A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor. Nesta lição, veremos que o Dia de Pentecostes foi um momento muito especial para a Igreja Primitiva. Nesse dia, cumpriu-se sobre a vida dos irmãos a promessa do espírito Santo anunciada pelo profeta Joel no Antigo Testamento, de que nos últimos dias o Senhor derramaria do seu Espírito sobre toda a carne e jovens, velhos, servos e servas teriam visões e profetizariam pelo poder de Deus (Jl 2.28). Quando a Igreja estava reunida em oração em obediência à instrução do Senhor Jesus para ficar em Jerusalém até que do Alto fossem revestidos de poder, de repente, veio um mover do céu e invadiu a casa onde eles estavam. A partir daquele dia, os apóstolos começaram a falar em línguas estranhas e a profetizar.
Deus faz tudo perfeito e desde aquele dia os discípulos receberam poder para pregar o Evangelho. A Bíblia de Estudo Pentecostal pondera que: “Os discípulos foram ‘do alto… revestidos de poder (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a testemunhar de Cristo, a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em Cristo (cf. 1.8; 4.13,33; 6.8; Rm 15.19).
O Espírito Santo revelou a sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no Espírito Santo ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (vv. 38-40; 4.12,33; Rm 9.1-3; 10.1). Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.6-11,39)” (CPAD, 1995, p. 1630).
Professor(a), receber o poder do Alto é indispensável para que possamos cumprir a missão que nos foi outorgada por Cristo. Pensando nisso, realize uma roda de conversa com seus alunos e pergunte quais são os efeitos do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Pergunte também sobre qual é o entendimento que eles têm sobre o batismo no Espírito Santo. A falta de entendimento sobre o assunto faz com que muitas pessoas até mesmo rejeitem o poder do Espírito. Não convém que isso suceda dessa forma. Deus que nos encher do seu Espírito e nos usar em sua obra.
Tenha uma ótima aula!