Lição 2 – Trazendo presentes para o Papai do Céu
Assunto da Lição: Generosidade
Para memorizar: “[…] Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade” (Romanos 12.8)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados aprender o que é generosidade, que Deus é generoso e ama os generosos; e praticar a generosidade em outros momentos da vida. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
vv 1-11. Quando Deus cumpre as suas promessas para conosco, espera que o atribuamos à honra de sua fidelidade. O nosso consolo, como criaturas, é duplamente doce quando o vemos fluir da fonte da promessa. O que ofereceu as suas primícias deve recordar e reconhecer a baixa origem da nação da qual é membro. Um “siro miserável foi um pai”. Jacó é chamado nesta passagem de “siro”. A sua nação, durante a sua infância, peregrinou no Egito como estrangeira, onde serviram como escravos. Era um povo pobre, oprimido e desprezado no Egito; e mesmo se enriquecendo e crescendo, não tinham razão para sentir-se orgulhosos nem seguros para que não se esquecessem de Deus. Deveriam reconhecer, agradecidos, a grande bondade de Deus para com Israel. O consolo que temos no que desfrutamos deveria levar-nos a vivermos agradecidos por nossa participação na abundância e na paz públicas; e juntamente com as misericórdias do presente, deveríamos bendizer ao Senhor pelas que recebemos no passado, e pelas misericórdias futuras, que aguardamos com esperança.
Os israelitas deveriam ofertar a sua cesta de primícias. A vontade de Deus é que utilizemos da melhor forma todas as coisas boas que Ele nos dá, atribuindo os rios de bênçãos à fonte de toda a consolação.
vv 12-15. Como é que a terra poderia render os seus produtos ou, se o fizesse, que consolo poderia ter nisto, a menos que, por este meio o nosso Deus nos concedesse a sua benção?
Tudo isto representa a relação contratual entre um Deus reconciliado e cada crente verdadeiro, bem como os privilégios e deveres correspondentes. Devemos estar prontos a demonstrar que, conforme o pacto da graça em Cristo Jesus, Jeová é o nosso Deus e nós somos o Seu povo, na esperança do cumprimento de Suas promessas, conforme a Sua graça e vontade.
(HENRY, Matthew. Comentário Bíblico de Matthew Henry. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 187).
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula • Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.