Lição 02 – Cristo entende você
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O GRANDE SUMO SACERDOTE, HUMANO COMO NÓS
2. ELE FOI HUMANO COMO NÓS
3. UMA HUMANIDADE PERFEITA
OBJETIVOS
ENSINAR o que significa Cristo como nosso grande sumo sacerdote;
DEMONSTRAR como a humanidade de Cristo nos beneficiou;
MOSTRAR que Cristo foi uma pessoa perfeita, e que nós, estando nEle, poderemos ser perfeitos aos olhos de Deus.
Querido (a) professor (a), como é bom saber que até aqui o Senhor o tem abençoado e proporcionado valiosos momentos de aprendizado com seus alunos. Por isso aproveite esta aula para levar seus alunos a refletirem que Cristo pode compreender as nossas fraquezas porque Ele mesmo experimentou as limitações humanas.
Jesus foi concebido por uma misteriosa ação do Espírito Santo (Mt 1.18). Contudo, sua gestação, seu nascimento e seu desenvolvimento foram iguais aos de qualquer ser humano.
Explique aos alunos o mistério da kenosis, o esvaziamento que Cristo precisou experimentar, renunciando temporariamente a glória da divindade (leia Fp 2.1-6). O texto abaixo foi extraído do Dicionário Teológico (CPAD), de Claudionor de Andrade:
“O capítulo 53 de Isaías é a passagem que melhor retrata a kenosis de Cristo. Segundo vaticina o profeta, em Jesus não havia beleza nem formosura. Mas foi esta a humilhação que Deus usou para exaltar o ser humano.
Quando se trata de kenosis de Cristo, há que se tomar muito cuidado. É contra o espírito do Novo Testamento, por exemplo, afirmar que o Senhor Jesus esvaziou-se de sua divindade. Ao encarnar-se, esvaziou-se Ele apenas de sua glória. Pois em todo o seu ministério, agiu como verdadeiro homem e verdadeiro Deus.
Na oração sacerdotal, Jesus reivindica, junto ao Pai, a glória que desfrutara desde a mais remota eternidade até a sua encarnação (Jo 17.5). Com a sua morte, essa reivindicação foi plenamente atendida (Mt 28.18).”
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.