Lição 1 – A Importância da Comunicação
LEITURA BÍBLICA: Atos 1.20-31.
A MENSAGEM: “[…] Lá reuniram os cristãos e entregaram a carta. Quando estes a leram, ficaram muito alegres com as palavras de ânimo que havia nela.” (Atos 15.30,31)
OBJETIVOS:
DESTACAR a importância da carta como meio de comunicação;
EXPLICAR o papel das cartas para a Igreja Primitiva;
REFORÇAR a importância atual de estudar as cartas do Novo Testamento.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Estamos iniciando mais um trimestre de estudos com a Revista Lições Bíblicas Adolescentes. O assunto a ser estudo é sobre as Cartas Gerais que protagonizam a parte final do cânon bíblico do Novo Testamento. Dentro os assuntos que os seus alunos aprenderão está a importância da comunicação. Os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos, bem como as Cartas Paulinas, Gerais e o Apocalipse correspondem aos registros dos apóstolos e líderes da Igreja Primitiva. Por meio deles, os cristãos no mundo inteiro puderam ter acesso às histórias e ensinamentos que norteiam a fé e a vida cristã. A palavra de Deus considera os ensinamentos doutrinários voltados para a igreja como testemunho dos apóstolos. É por meio deles que a igreja da atualidade consegue discernir o que procede de Deus ou não. Além disso, a igreja tem a sua fé fortalecida para possa cumprir o “Ide” ordenado por nosso Senhor Jesus e, assim, alcançar muitas vidas para salvação.
De acordo com Louis Berkhof, na obra Introdução ao Novo Testamento:
“Em seu conteúdo, bem como em sua forma, as epístolas são um progresso distinto, com relação aos Evangelhos; depois que eles nos apresentaram a manifestação de Cristo no mundo, as epístolas tratam da vida em Cristo, em que resulta a aceitação da sua manifestação. Depois que o Espírito de Deus foi derramado, Cristo, que havia, anteriormente, habitado entre os homens, fez a sua morada nos corações dos crentes. Portanto, é especialmente dessa nova vida de crentes em união com Cristo que falam as epístolas. Elas enfatizam, constantemente, o fato de que os crentes e as igrejas estão ‘em Cristo’, e, portanto, o seu modo de vida e as suas palavras devem também estar ‘em Cristo’. Elas interpretam, claramente, a importância da obra de Cristo para os crentes de todas as nações e tribos, e ressaltam que as suas experiências têm correspondentes na vida de cada crente. Todos os que estão unidos com Cristo pela fé sofrem com Cristo, são crucificados com Cristo, morrem com Cristo e vivem com Cristo, em novidade da vida” (CPAD, 2014, pp. 113,114).
Professor(a), para fixar os ensinamentos extraídos na lição, comente com seus alunos sobre o que eles pensam sobre o estudo das Cartas. É mais fácil ou mais difícil estudar as Cartas do Novo Testamento em relação aos livros do Antigo Testamento? Treine com os alunos um método de estudo das Cartas a partir de um roteiro. Explique que vocês poderão estudar temas abordados nas Cartas e as várias referências bíblicas que tratam sobre o mesmo assunto; ou poderão estudar cada Carta de maneira expositiva, isto é, considerando capítulo por capítulo, consultando Dicionários e Comentários bíblicos que explicam os textos e trazem informações histórico-culturais.
Boa aula!