Lição 1 – José ajuda a Faraó
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar que José ajudou Faraó a guardar comida.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Destacar que José foi uma pessoa muito importante, que ajudou muitas pessoas a terem o alimento.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “E José ajuntou todos os cereais e os guardou […]” (Gênesis 41.48).
Querida Professora, você está preparada para iniciar um novo trimestre?
É muito bom que o nosso currículo seja cíclico, não só pela questão pedagógica, mas também pelo estímulo mental e emocional que nos evoca. Lembra que no subsídio passado, utilizamos dados da neurociência para explicar a atuação da dopamina no comportamento humano? Pois é, o nosso Criador nos fez de maneira extraordinária. Que você possa usar tal conhecimento ao seu favor, relembrando e agradecendo cada realização alcançada em classe, os testemunhos, os livramentos, cada progresso e dádiva do Senhor, por mais simples que pareça. Celebrar genuinamente tais etapas em seu ser, a estimulará a prosseguir renovada, rumo a muito mais da parte de Deus sobre você e os seus pequeninos!
Como você já deve ter visto em sua revista, ao longo desses próximos meses ensinaremos às crianças a importância de ajudar e sermos ajudados. Parece algo simples, mas tal preceito é de grande valor na sociedade e sobretudo na vida cristã. Portanto, nunca é cedo demais para começar a ensinar os pequeninos.
Procure se preparar com antecedência; desde já, dê uma olhada nas sugestões propostas em sua revista, a fim de conseguir botá-las em prática com a máxima eficiência. Dessa forma, você também terá tempo caso o Espírito Santo lhe acrescente ideias, corinhos e demais atividades relacionadas aos temas e objetivos das lições.
É muito importante compreender as especificidades cognitivas e relacionais referentes à faixa etária dos seus pequeninos. Citando o artigo publicado pela Neurocrescer, hoje se sabe que as crianças já nascem prontas para aprender. “Antes mesmo de nascer, o cérebro do bebê já possui milhões de neurônios, entretanto, mais de 80% das conexões entre esses neurônios só irão se formar após o nascimento. Essas conexões se chamam sinapses e são responsáveis por integrar e unir todas as funções (entre elas a memória e o aprendizado) no cérebro”.
O cérebro dos bebês é 250% mais ativo que o cérebro de um adulto. Até os dois anos de idade tem o dobro de conexões sinápticas e a velocidade delas são mais rápidas nos primeiros anos de vida do que em qualquer outro período. Por isso é tão importante proporcionar estímulos corretos aos bebês.
Tal conhecimento, além de ajudar você a se conectar melhor com cada um de seus alunos, também a ajudará a ajustar suas expectativas e os recursos utilizados, a fim de fazê-los alcançar o aprendizado de forma mais efetiva. Por isso, ao longo das sessões em sua revista há dicas como essa, além de sugestões de dinâmicas e atividades complementares pensadas para o ensino-aprendizagem efetivo especificamente desta faixa etária (0 a 2 anos).
Caso deseje se aprofundar no processo de ensino-aprendizagem na faixa etária infantil, a CPAD possui inúmeros títulos que poderão cooperar e enriquecer o seu ministério.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula e um excelente trimestre!
Abraço fraterno,