Lição 12 – Jesus traz Lázaro de volta à vida
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que Jesus é poderoso para ressuscitar dos mortos.
Texto bíblico – João 11.1-45
Prezada professora, a lição deste domingo fala a respeito da ressurreição de Lázaro. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à história estudada e qual o versículo aprendido.
“Vivendo os propósitos de Deus
Viver os propósitos de Deus não nos isenta de sofrimentos enquanto estivermos nessa vida terrena. Se amarmos a Ele tudo contribuirá para nosso bem (Rm 8.28). Lázaro, amigo de Jesus, estava enfermo, e era plenamente possível que o Mestre chegasse a Betânia a tempo de curá-lo. Ou poderia curá-lo de onde estava, como fez com o filho do oficial do rei, que morava em Cafarnaum (4.43-54). Mas a enfermidade de Lázaro e sua morte tinham um propósito claro e definido: glorificar o Filho de Deus (11.4). Jesus tinha naquele discípulo alguém com quem podia contar para cumprir nele seus propósitos. O texto não nos traz nenhuma referência sobre o comportamento de Lázaro enquanto esteve doente, mas ter sido alvo de tão grande milagre nos indica como se entregou à vontade de Deus, sem murmurações. O resultado foi ser devolvido à vida, contribuindo para que muitos cressem em Jesus (11.45). Quando nós entregamos à vontade soberana de Deus, Ele pode nos usar para glorificar seu nome. Se passarmos por esta vida sem produzir fruto algum para Deus, de que valia terá nossa existência? (Jo 15.1-8).
Com Lázaro morto e sepultado havia quatro dias, não se via possibilidade de qualquer intervenção de Jesus para reverter o quadro. “Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias”, disse Marta (11.39). Isso nos fala do risco que corremos neste mundo frio e incrédulo, onde vai se esvaindo a fé em um Deus que intervém na vida humana (Lc 18.8). Esse é o secularismo, que cresce a cada dia, como um sinal dos últimos tempos (Mt 24.36-39; Lc 17.27-29). Não é incomum ouvir cristãos que já não creem em um Deus que faz milagres e que quer dirigir nossa vida por inteiro. Um exemplo disso é a descrença no interesse de Deus em questões vitais como casamento e geração de filhos. Se Deus não está interessado em assuntos tão relevantes, terá algum interesse em nos dirigir em nossos estudos ou profissão?” (Texto de autoria do Pastor Silas Queiroz. Rio de Janeiro: CPAD).
Deus quer que toda nossa vida seja para sua glória (1Co 10.31). Ele se interessa por nós por inteiro e espera de nós uma entrega total: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5).
PALAVRA-CHAVE
• A palavra-chave é VIDA. Use frases como “Jesus é poderoso para vencer a morte e trazer vida.”; “Ame Jesus.” Utilize frases que sigam a mesma linha de raciocínio.
PARA REFLETIR
• A família de Lázaro tinha uma dedicação genuína e forte a Jesus. Como anda sua dedicação ao Salvador? Você tem desfrutado da companhia de Cristo nos momentos bons e de tristeza? A princípio, quando lemos a história de Lázaro, pode parecer que Jesus chegaria atrasado para acudir aos seus amigos, entretanto vemos que Ele chegou no momento certo e com Ele a morte deu lugar a vida.
CONHECENDO A FAIXA ETÁRIA
Professora, em sua revista são propostas atividades com pintura, colagem e recortes, ai vão algumas dicas sobre esse assunto.
“Como na pintura, as crianças podem trabalhar com autonomia, se os materiais estiverem ao seu alcance e os procedimentos forem ensinados apropriadamente. Primeiramente, providencie que cada criança receba um pouco de cola num pedaço de papel ou num pote pequeno e um pincel. Os pincéis para uso com cola são difíceis de encontrar, mas as crianças conseguem manuseá-los com facilidade. Não espere que consigam trabalhar com os vidros de cola. Isso é impossível. Melhor que adquirir vidros de cola para cada criança é comprar um vidro grande, armar-se com um alicate e retirar a quantidade necessária para cada semana. […] Ensine as crianças a espalhar a cola com pincel nas costas daquilo que querem colar, colocar sobre o local e pressionar. […] O método sugerido previne uma confusão maior” (Extraído de Como Ensinar Crianças do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em João 11.1-45.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!