A Influência do Líder na Qualidade da Escola Dominical – Parte 1
Uma das responsabilidades que repousa sobre os ombros daqueles que exercem o trabalho de liderança é o de gerir pessoas. Seja nas empresas, nas escolas, nos hospitais ou mesmo entre amigos, liderar é uma missão extremamente difícil. Na igreja não é diferente, local potencialmente sensível e propício aos conflitos de ideias, haja vista que os seus frequentadores, geralmente, são alimentados com a perspectiva de que a igreja seja um lugar de pessoas comprometidas com os valores bíblicos e com o bom testemunho.
Diga-se de passagem, é natural que os crentes não consigam manter o nível de compromisso com os valores bíblicos em todas as etapas da vida espiritual. Há dias difíceis, nebulosos, temerosos e nem sempre as relações entre as pessoas são as melhores. Nesse sentido, os maiores desafios da liderança são: mostrar o caminho para o exercício da fé de maneira equilibrada e mediar conflitos com vista em promover as condições necessárias para que haja harmonia na igreja. Esses objetivos requerem do líder boa comunicação e capacidade para conduzir a equipe pedagógica a cumprir as metas propostas no planejamento de ensino.
1. O que significa liderar, gerir?
Em linhas gerais, liderar é a arte de usar o poder de influência para conduzir de forma não coercitiva as atividades de um grupo e conduzi-lo à realização de objetivos. Dessa forma, o trabalho de liderar deve considerar alguns aspectos que são indispensáveis para que os seus objetivos sejam alcançados com êxito. Dentre esses aspectos, podemos citar a motivação dos liderados; a natureza da missão; e a figura do líder:
No que diz respeito à motivação dos liderados é importante ressaltar que esse aspecto se desenvolve a partir de uma relação de colaboração mútua entre líder e liderados. No contexto da Educação Cristã, mais especificamente nas classes de Escola Dominical, a relação de ensino-aprendizagem tem um elemento mais forte do que o simples aprendizado de conteúdo. A Escola Dominical é um espaço de formação do caráter cristão e, portanto, trata-se de um ambiente espiritual.
De acordo com o pastor Jamiel Lopes, na obra Psicologia Aplicada à Educação Cristã, editada pela CPAD, “O pastor é o líder responsável pela Escola Dominical. Como o real dirigente ele precisa participar e apoiar a EBD na sua igreja, provendo recursos para a realização de trabalhos voltados para os departamentos, além de oferecer condições para o desenvolvimento das ações pedagógicas planejadas pelos diversos grupos etários que compõem a EBD, para que não haja um comprometimento do bom andamento do trabalho. Sem a participação, o incentivo e envolvimento do pastor, não haverá uma grande escola” (2020, p. 205).
Assim sendo, vejamos as características que envolvem a influência da liderança na gestão da Escola Dominical:
a. A motivação dos liderados. A motivação nas classes de ensino dominical está vinculada ao crescimento espiritual que os alunos que a frequentam passam a desenvolver. Para tanto, professores são líderes que influenciam seus alunos, por meio do conhecimento, a desenvolverem uma cosmovisão e um estilo de vida cristãos. Logo, as ações em sala de aula requerem intencionalidade, estratégia e compromisso dos entes envolvidos. O professor deve manter o compromisso com o preparo e exposição dos conteúdos de ensino. Em contrapartida, os alunos empenham-se para aprender os conteúdos ministrados.
b. A natureza da missão. O segundo aspecto a considerar é a natureza da missão. No contexto da Escola Dominical, todos os personagens que a constituem, isto é, professores, alunos, superintendentes, secretários e tesoureiros precisam compreender com clareza qual é a missão do ensino dominical. Frequentar as classes de ensino é uma das práticas mais importantes para a membresia, haja vista que é no ensino do conhecimento bíblico e no aprendizado da ética cristã que o comportamento do crente é moldado para que venha se parecer mais com Cristo (1 Jo 2.6). Amadurecer a sua conduta de forma coerente com a Bíblia requer conhecer a missão: “fazer (ser) discípulo de Jesus” (Mt 28.19). Esse processo ocorre à medida que o conhecimento interpretado e refletido é habitualmente aplicado.
c. A figura do líder. O terceiro aspecto relevante no ato de liderar é saber em que consiste a figura do líder. Primeiro é importante considerar que cada líder possui um estilo de liderança que define a forma como ele se relaciona com os integrantes da sua equipe. No contexto da Escola Dominical, incluímos professores e alunos. No relacionamento com os liderados, há pelos menos três estilos de liderança a destacar: autocrático, democrático e liberal. Dependendo do seu comportamento, o líder pode ser centralizador ou compartilha da sua autoridade com os liderados.
• Autocrático — concentra a sua forma de liderar no próprio poder de liderança. Centraliza suas decisões com base na sua autoridade. Os liderados seguem a sua visão e trabalham em prol do objetivo direcionado pelo líder.
• Democrático — concentra as decisões tomadas a partir da influência dos integrantes da equipe. Nesse caso é fundamental que o líder saiba ouvir a opinião da equipe e tenha a habilidade de conciliar as ideias de forma equilibrada.
• Liberal — o líder delega a sua autoridade para os liderados de modo que a equipe assume o poder de tomar decisões. Nesse caso o líder assume apenas a figura de representante da equipe.
De modo geral, é indispensável que o líder compreenda que os perfis de liderança citados acima precisam ser desenvolvidos de acordo com as ocasiões. Tais comportamentos devem ser ponderados a partir da realidade e do perfil de cada equipe. Vale ressaltar que o trabalho de liderança, seja qual for o comportamento assumido pelo líder em relação ao grupo, deve prezar sempre pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas que estejam aptas a trabalhar pelo crescimento e edificação do Corpo de Cristo.
No próximo artigo, veremos que bons líderes desenvolvem a habilidade de comunicar-se bem com seus liderados. Falaremos também sobre os desafios enfrentados pela liderança para pôr em prática os objetivos do planejamento de ensino na Escola Dominical. Até a próxima!