Lição 11 – Ageu, o profeta do templo
TEXTO BÍBLICO
Ageu 2.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar que a Casa de Deus é um lugar importante para a nossa vida espiritual.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão a respeito da Casa de Deus como um local fundamental para desenvolvermos a nossa comunhão com o Senhor. Nos dias de Ageu, o povo judeu estava negligente em relação aos cuidados com o Templo e viviam uma vida espiritual de forma relaxada. Por conta disso, o Senhor usou o profeta para despertá-los a ter o compromisso renovado com Deus. Uma das provas reais de que os judeus negligenciavam a vida religiosa é que eles estavam preocupados em cuidar somente da própria vida. Enquanto viviam no conforto de suas casas, a Casa do Senhor encontrava-se vazia (Ag 1.9).
O Templo encontrava-se destruído, inacabado por conta da assolação causada pelo cativeiro babilônico. O povo retornou para sua terra, porém, o seu coração ainda não estava renovado para com Deus. Isso aconteceu porque o coração do povo ainda estava apegado às suas próprias necessidades. Esse estado espiritual causou muita tristeza ao coração do profeta que percebeu o relaxamento espiritual da nação e entendeu que essa negligência resultaria na estagnação espiritual do relacionamento com Deus. É importante destacar que o funcionamento do Templo fazia parte do cotidiano da nação. Todas as decisões, escolhas e sucessos eram resultados da comunhão com Deus. Isto posto, a manutenção espiritual não se tratava de boa vontade, e sim de um dever da nação.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, a vida religiosa dos judeus serve de exemplo para a igreja dos dias atuais. Não podemos negligenciar a nossa vida espiritual com Deus. Há muitos que afirmam que não é preciso mais ir à igreja porque é possível ter comunhão com Deus da própria casa. Acontece que a comunhão com o Corpo de Cristo é um ensinamento bíblico (1 Co 12.27). A igreja é um corpo formado por vários membros e quem não está ligado a esse corpo corre o sério risco de morrer espiritualmente (Rm 12.4,5). Logo, não é possível ter vida espiritual saudável com Deus se não desejamos fazer parte do Corpo de Cristo.
Outra lição que aprendemos com o exemplo da nação diz respeito às práticas religiosas do povo de Deus naqueles dias. Deus usou o profeta para afirmar que a glória da segunda casa seria maior do que a da primeira (Ag 2.9). Ele estava mencionando o período de glória vivido pelo povo de Israel nos dias de Salomão quando o Templo foi construído (2 Cr 7.1-3). Muitos não acreditavam que esse tempo poderia retornar, porém, a promessa de Deus se cumpriu com a chegada do Messias. Quando Cristo veio e a este mundo, Ele trouxe consigo a glória de Deus e a revelou aos homens. Mostre aos seus alunos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e, quando estamos cheios de Deus, a glória de Deus enche as nossas vidas e somos abençoados em tudo que fazemos.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, oriente aos seus alunos na confecção de cartazes que trazem mensagens de estímulo para uma vida espiritual avivada. Os alunos podem realizar a atividade em grupo ou em dupla. Nos cartazes, os alunos deverão destacar hábitos como oração, estudo da Palavra, santificação e outras práticas que estimulam uma vida espiritual avivada. Ao final da confecção dos cartazes, convide os juniores a apresentarem os cartazes para a igreja e a lerem o versículo do quadro “Memorizando” para que toda a igreja seja estimulada a ter uma vida espiritual avivada.
Tenha uma ótima aula!