Lição 10 – Jesus mostra o milagre da compaixão
OBJETIVO
Que a criança saiba que Jesus deseja que sempre ajudemos aos necessitados.
PONTO CENTRAL
Devo amar e ajudar, assim como Jesus fez.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades!” (Salmos 41.1)
Querido (a) Professor (a), como você está? Estamos nos aproximando de mais um encerramento de trimestre. Como é bom olhar para trás e agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas, as suas provisões, livramentos, aprendizados… Seja na Escola Dominical ou na vida, fazer uma recapitulação como essa é sempre um hábito frutífero, pois em meio a correria do dia a dia, nem sempre temos pausas suficientes para agradecer, analisar os pontos nos quais podemos melhorar e em quais devemos avançar. Que possamos trazer à memória tudo o que pode nos dar esperança (Lm 3.21), a fim de prosseguirmos ainda mais firmes na fé em nossa caminhada cristã!
O tema da próxima aula é extremamente importante e necessário em nossa sociedade carente e tão desigual, onde há pobreza extrema em toda parte. Lembremos: “Quem persegue os pobres insulta a Deus, que os fez, mas quem é bom para eles honra a Deus” (Pv 14.31).
Jesus nos alertou que nos últimos dias a maldade aumentará e o amor de muitos se esfriará (Mt 24.12). Como Igreja de Cristo na Terra, não podemos seguir o fluxo de indiferença, egocentrismo e desamor deste mundo. Jesus disse que seria por meio do AMOR, que o mundo saberia que somos de fato os seus discípulos (Jo 13.35). E ainda disse mais: “todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar” (Mt 25.45). Oh, quão grande é a nossa responsabilidade, enquanto luz em meio às trevas. Ore sobre isso, pedindo ao Senhor um coração mais generoso para você e para os seus pequeninos.
Ao longo da aula, aproveite para destacar aos Primários a importância de usarmos as nossas mãos para ajudar ao próximo, a começar dentro da nossa própria casa. Isso mesmo, um bom hábito começa em casa. Pergunte e proponha maneiras que eles podem contribuir: guardando seus brinquedos, ajudando na organização do lar, colocando a mesa para a família se alimentar etc.
Por meio da história bíblica, destaque o quanto aquele homem com a mão ressequida desejava ajudar a sua família, mas não podia. Antes, ele estava limitado, mesmo desejando, não conseguia contribuir. Mas após ser curado por Jesus, ele poderia enfim usar as suas mãos para abençoar as pessoas. Que coisa maravilhosa! Que nós possamos valorizar a saúde que temos e a usarmos para fazer o bem. Esse destaque é muito importante, pois nessa faixa etária as crianças avançaram em empatia, conseguindo colocar-se no lugar do outro e ser solidárias.
Após aplicar todo o conteúdo pedagógico sugerido em sua revista, havendo tempo hábil, você pode fazer uma atividade, a fim de fixar o conteúdo ensinado, assim como o versículo memorizado. Para isso, basta levar algumas folhas de papel, tesoura sem ponta e palitos de picolé. Peça às crianças que utilizem as suas próprias mãos como moldes, desenhando-as no papel e em seguida, escrevam nela o versículo do dia. Ajude as que ainda estão em processo de alfabetização. Em seguida, permita que elas a enfeitem e colem no palito de picolé, assim poderão levar como lembrança às suas casas e contar a história bíblica a todos que puder.
Que o Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!