Lição 9 – Habacuque, o profeta da esperança.
TEXTO BÍBLICO
Habacuque 1.1-5; 3.17-19.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Explicar a importância de manter a esperança em tempos difíceis.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, vamos estudar sobre a história do profeta Habacuque, também conhecido como o profeta da esperança. O profeta expõe em sua história que houve um momento em que ele clamou a Deus, porém, não foi ouvido. O cenário em que o profeta exerceu o seu ministério era de desânimo, haja vista que não havia esperança de que o povo se arrependesse dos seus pecados. A prática de injustiças havia se tornado muito comum, bem como a tolerância da liderança judaica com o pecado, visto que os líderes não faziam nada para mudar aquela triste situação (Hc 1.3,4).
Em meio ao caos político, religioso e espiritual em que a nação se encontrava, o profeta clama por justiça. Deus responde o profeta e anuncia que o juízo virá sobre todas as práticas de injustiça cometida pelo povo. Esse juízo viria por meio de um povo mais ímpio ainda do que Judá. Deus enviaria os babilônios para levar o povo de Judá em cativeiro e não haveria mais tempo para arrependimento (Hc 1.6). O juízo seria certo, porém, havia uma palavra de esperança que Deus colocou no coração do seu servo. Ainda que a completa destruição tomasse a lavoura, os animais do rebanho fossem arrebatados e os currais ficassem vazios e não houvesse mais frutos na videira, ainda assim, o profeta se alegrava em Deus, a razão da sua salvação (Hb 3.17,18).
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que o cenário de destruição da fé e vida religiosa do povo de Deus naquele tempo serve de exemplo para a igreja. Não podemos ser tolerantes para com o pecado, bem como não podemos aceitar que o mal prevaleça ao nosso lado (Is 61.8). O servo de Deus foi chamado para clamar para que a justiça divina seja feita neste mundo (Is 1.17).
Outra lição relevante diz respeito à esperançam do profeta. Note que ele declara que a sua alegria estava em Deus. Apesar de todo caos e destruição causada pelo pecado, no Senhor, ele poderia encontrar satisfação (Hc 3.18). Devemos ter em mente que a nossa alegria e comunhão com o Senhor não depende das bençãos que podemos receber. Nossa alegria encontra-se na confiança e comunhão que temos com o nosso Deus. Pode faltar qualquer coisa, porém, a presença do Senhor não pode faltar em nossas vidas.
Método sugerido
Professor(a), distribua vários saquinhos de papel ou de plástico para os alunos. Em seguida, escreva o nome de vários suprimentos que precisamos no cotidiano ou ao longo da vida em várias tiras de papel. Deposite em uma sacola maior (salva) e peça para os alunos retirarem. Você deve colocar poucas tiras de cada item de acordo com o número de alunos. Eles perceberão que nem todos os alunos tirarão o mesmo suprimento ou a mesma quantidade de tiras. Ao final, mostre que muitas coisas podem faltar em nossas vidas pelos diversos motivos, porém, a presença de Deus jamais faltará.
Tenha uma excelente aula!