Lição 9 – O milagre da gratidão
OBJETIVO
Que as crianças sejam gratas a Jesus em cada momento de suas vidas.
PONTO CENTRAL
Jesus é o maior motivo para agradecermos em todo o tempo!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.” (Efésios 5.20)
Querido (a) Professor (a), é com grande alegria que o encontramos por meio dessa leitura. Saiba que cada detalhe é pensado na intenção de te abençoar, pois a sua vida é preciosa para o Senhor e um canal de bênçãos espirituais para mais pessoas do que pode imaginar. As crianças levam em si mesmas e multiplicam a Palavra, o amor e todo o cuidado que você tem dispensado a elas.
Todas as sementes, lançadas no coração de tantos pequeninos ao longo de seu ministério, exerceram um propósito maior. Creia nisso! Nem sempre participamos da “colheita”, mas sabemos que o nosso Deus, mais que abundante, cuida de cada uma delas (1 Co 3.6,7). A Ele seja toda honra e glória!
Evidentemente, o nosso coração transborda de alegria quando temos a oportunidade de testemunhar os nossos aluninhos crescerem, tornarem-se servos de Jesus, pessoas de caráter, atuantes em seu Reino. E o que dizer quando um deles volta para agradecê-la? Não que façamos com essa motivação, mas o Senhor sabe o que gera em nós. Por vezes, chega como um afago e fortalecimento vindos do próprio Deus!
Você já parou para pensar que também pode fazer o mesmo com os seus tutores? Pessoas que muito acrescentaram em sua trajetória, ensinaram, apoiaram, que foram mestres, não só da Escola Dominical, mas da vida! Que grande privilégio o Senhor tê-los colocado em nossos caminhos, não é mesmo? Então, por que não demonstrar a elas essa gratidão?!
A exemplo da narrativa bíblica em Lucas 17.11-19, tema da nossa próxima aula, são poucas as pessoas que voltam para agradecer. Que todos os dias, nós decidamos fazer parte desse pequeno grupo de imensos corações gratos – ao nosso Deus, sobretudo, mas também ao nosso próximo. Afinal, tal como o amor, a gratidão também é milagrosa e quanto mais se dá, mais se têm. Portanto, que tal a distribuirmos?
Após aplicar todas as sugestões pedagógicas presentes em sua revista, havendo tempo hábil, confeccione alguns moldes de cartões, recortados em cartolina branca com forma de coração. Leve alguns materiais que já possua na Escola Bíblica, os quais as crianças possam usar para personalizarem os cartões.
Ao final da aula, distribua ao menos dois cartões para cada aluno. Peça-os que, desde já, ponham em prática o aprendizado recebido, escrevendo uma breve mensagem de gratidão nos cartões: um para Jesus e outro para alguém especial que abençoa as suas vidas, a quem é muito agradecido. Dê alguns exemplos práticos do zelo de algumas figuras presentes na vida dos pequenos: a mamãe, papai, vovó, vovô, cuidadores, professores, amiguinhos etc.
Explique que hoje não haverá tempo para escrever a todas essas pessoas que tanto temos a agradecer, mas os incentive a continuar e a sempre que puderem, agradecerem a elas, seja por meio desse simples gesto de dar um cartão, um desenho ou mesmo um abraço, um “muito obrigado” e principalmente, a nossa intercessão. Assim, finalize a aula em oração agradecendo ao nosso Pai por todas as coisas e por cada uma das pessoas maravilhosas que Ele tem colocado em nosso caminho.
Que o Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!