Lição 8 – A disciplina na igreja
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 14.26-40.
Tópicos da Lição:
1. A NECESSIDADE DE ORDEM NA IGREJA.
2. UM LUGAR DE DISCIPLINA.
3. TEMOR E REVERÊNCIA NO CULTO.
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Nesta lição, seus alunos verão a importância de aprenderem quanto à disciplina na Casa de Deus. A disciplina na igreja trata-se do compromisso fiel com o serviço sincero na Obra de Deus. Como toda instituição que tem uma finalidade bem definida, a Igreja do Senhor precisa atuar de maneira organizada neste mundo. Esse aspecto não pode ser negligenciado pelos servos de Deus, inclusive, por aqueles que exercem funções de liderança na igreja. Não apenas os outros serviços que são realizados na igreja, mas também a própria adoração deve ser realizada de forma organizada (1 Co 7.17; 14.23). Como é bom quando as pessoas visitam a igreja onde nós congregamos e são bem recebidas. Muitos retornam porque parabenizam o nível de organização que demonstramos em sua Obra. Logo, a organização é um aspecto que não pode faltar na Casa de Deus.
No primeiro tópico da lição é indispensável que os seus alunos sejam incentivados a respeitar as regras que existem no templo. Mostre aos alunos que as regras são importantes para que alcancemos os resultados esperados. Todas as instituições possuem regras bem claras de funcionamento e cabe a cada integrante compreender que na igreja não é diferente. Inclusive, nos momentos dos cultos, a reverência é um aspecto importante para os objetivos da ordem de culto sejam alcançadas. Se não houver respeito às etapas do culto, a mensagem do Evangelho não chega adequadamente ao coração do pecador (1 Co 14.39,40).
Além da ordem de culto e organização, a igreja precisa de disciplina. Isso significa que o mal comportamento não pode ficar impune. Os pré-adolescentes precisam aprender desde cedo que devem respeitar as autoridades da igreja, bem como comportar-se de modo respeitoso com os demais irmãos (Gl 6.1). Até mesmo para que haja um melhor relacionamento entre os cristãos, as regras de comportamento devem ser respeitadas. Para isso, a disciplina se faz primordial e necessária. Infelizmente, há muitos pré-adolescentes que não são educados a respeitar regras ou mesmo a reconhecer as autoridades (1 Tm 4.12). Esse aspecto precisa ser trabalhado na igreja, inclusive, em conversa com os responsáveis quando se fizer necessário.
De acordo com o pastor Elienai Cabral, na obra Mordomia Cristã, editada pela CPAD, “Deus é organizado, por isso, não menos deve ser a igreja. Visando cumprir a comissão de Cristo, os apóstolos não tinham a preocupação com estrutura ou forma de governo, porque a organização no período apostólico era norteada por ministérios de acordo com as necessidades do povo que reunia para ouvir a Palavra de Deus. Não havia um status de ministros ou de oficiais da igreja. Só, posteriormente, ouve a necessidade de se organizar a Igreja, dando-lhe uma estrutura capaz de suportar os ataques da época. As epístolas pastorais refletem essa necessidade de estruturação eclesiástica mediante o crescimento da Igreja em todo o mundo” (CPAD, 2003, p. 158).
Em nossos dias, a igreja carece e deve ter a organização e disciplina como prioridades, haja vista que as necessidades da igreja de nosso tempo são outras. Isso, de modo algum, tira da Igreja a sua essência ou finalidade de existência. Muito pelo contrário, aumenta a sua capacidade de influência na sociedade. Logo, quanto mais organizados e disciplinados seus alunos estiverem, mais eficientes serão no serviço da Obra de Deus.
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, distribua folhas de papel sulfite A4 para os alunos. Organize, juntamente com eles, uma lista com os direitos e deveres que exercemos na Casa de Deus. Enumere a lista e converse sobre cada ponto destacado na lista. Deixe que questionem sobre os critérios e participem da discussão sobre os direitos deveres.
Tenha uma excelente aula!