Lição 7 – Jonas, o profeta que fugiu
TEXTO BÍBLICO
Jonas 1.1-17; 3—4.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar que não podemos negligenciar o chamado de Deus para nossas vidas.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, veremos a história de um profeta que fugiu da missão para qual o Senhor o chamou. Jonas recebeu a incumbência de anunciar aos moradores de Nínive que o castigo da parte de Deus viria sobre a cidade em razão dos seus pecados (Jn 1.1,2). Os ninivitas eram um povo rebelde e inimigo da nação de Israel. Mesmo assim, o fato de Deus enviar o profeta revela que a misericórdia estava estendida a todos os que desejassem arrepender-se de seus pecados. Infelizmente, o profeta Jonas não compartilhava desse entendimento, haja vista que a sua atitude revelava um coração endurecido para estender o perdão aos inimigos da sua nação.
Surpreendentemente, em vez de se rebelar contra a Palavra de Deus ou mesmo fazer mal ao profeta que Deus enviou, o rei reuniu a todos os moradores da cidade e proclamou um grande jejum em demonstração de arrependimento. Até mesmo os animais participariam da grande convocação. Então o rei se vestiu de vestes de pano de saco, juntamente com todos os demais ninivitas, e se humilharam diante de Deus com arrependimento sincero. A Bíblia descreve que Deus ouviu o clamor dos ninivitas e perdoou os seus pecados. Desde então, a nação não sofreria mais o castigo divino, pelos menos aquela geração estaria livre (Jn 3.5-10).
Em contrapartida, o profeta Jonas não teve o mesmo comportamento. Ao invés de cumprir o seu chamado profético, resolveu se retirar para uma terra distante. Deus enviou a tempestade e fez com que os viajantes lançassem Jonas ao mar (Jn 1.3,15). Ali, sem expectativa de sobrevivência, o Senhor enviou um grande peixe que o manteve vivo por três dias em seu ventre (v. 17). A experiência provocou um grande temor no profeta para que ele não deixasse de obedecer à voz de Deus. Dessa forma, Jonas voltou ao seu caminho e cumpriu a sua missão.
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, vale ressaltar a reação do profeta ao chamado de Deus. Sua atitude revela o comportamento da pessoa que questiona os métodos que Deus definiu para tratar com o público que Ele pretende salvar. É importante entender e aceitar o fato de que não cabe a nós questionamos a vontade de Deus sobre esse aspecto. O Senhor não vê como o homem vê, Ele conhece os corações e sabe se há possibilidade de arrependimento (1 Sm 16.7). Jonas não teve a humildade de aceitar esse fato e, como não podia alterar os planos de Deus, resolveu fugir da missão.
O comportamento do profeta ensina outra lição fundamental para a vida cristã. Não podemos fugir ou abandonar a missão para a qual o Senhor nos chamou. Se já experimentamos a verdade do Evangelho, então, temos a responsabilidade de compartilhá-la com as demais pessoas (1 Co 9.16,17). O Senhor ordenou: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas” (Mc 16.15). Note que a palavra “ide” está no imperativo, isto é, trata-se de uma ordem expressa pelo nosso Senhor e, portanto, devemos cumpri-la.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, escreva várias frases com ordens expressas em tiras de papel. Prepare uma caixa (pode ser de sapato) para os alunos inserirem a mão e retirarem uma tira. Eles deverão ler para si a frase e fazer mímicas para que os demais alunos observem o que significa. Após o primeiro aluno realizar a tarefa, peça para outro aluno fazer o mesmo a fim de que todos participem. Depois, explique aos alunos que a ordem que o Senhor emite deve ser cumprida fielmente. Não podemos negligenciar o que Deus ordena, muito menos questionar. Tudo o que precisamos é entendê-las com clareza.
Tenha uma ótima aula!