Lição 5 – Jesus alimenta a multidão
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Para memorizar: “Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres” (Provérbios 22.9)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ter o desejo de compartilhar o que tem com o próximo; e reconhecer que Jesus, como Filho de Deus, faz coisas que ninguém mais pode fazer. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
Na aula passada, tratamos da Iluminação, a terceira etapa do processo criativo. Na aula de hoje, trazemos a quarta etapa desse processo.
Elaboração
Agora o processo está mais encorpado. Você tem uma ideia e está ansioso para ver exatamente como funciona. O próximo passo é escrever ou delinear a ideia completa. Mas primeiro, uma palavra de advertência. Às vezes você pode ficar tão empolgado com uma ideia que defende com todas as forças. O professor criativo precisa mostrar-se tolerante com a diversidade. A ideia não deve ser forçada em um molde preconcebido. Pode acontecer que alguém a incorpore e desenvolva de maneira completamente diferente.
Certa professora decidiu usar a teatralização como parte de uma lição sobre testemunho. O guia do professor não oferecia sugestões, assim ela se pôst a escrever uma — grande ideia. Enquanto escrevia, sua mente voltava às pessoas que tinham compartilhado Cristo com ela – o que vira em seus rostos, o que a linguagem corporal delas havia expressado. Uma senhora estava sentada ao lado dela no banco. O pastor pregou sobre a importância de falarmos sobre Jesus. No fim do sermão, a mulher se virou para a professora e, sem nem mesmo cumprimentá-la, olhou-a firmemente nos olhos e vociferou: “Você é salva?” A aspereza da pergunta a melindrou.
“Talvez seja útil”, pensou a professora, “não ter palavras nesta prática, mas ilustrar o que dizemos às pessoas mediante nossa linguagem corporal”. Ela abandonou sua dramatização e começou a refazer seus planos. Ela tinha desistido de tentar. Poderia ter sido mais fácil para e dizer: “Opa! Tenho de voltar a este trabalho de escrever uma teatralização ou nunca estarei pronta para domingo”.
Os escritores frequentemente relatam esta experiência. Anunciam depois de terem terminado algo: “Não pretendia dar a essa personagem um papel tão importante, mas ela se recusava a encarar os fatos”. Se a escritora tivesse se mantido muito inflexível, ela poderia ter considerado que a personagem é um engano e voltado à ideia original.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 36 – 37.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.