Lição 2 – Pescando com Jesus e seus amigos
Assunto da Lição: Obediência
Para memorizar: “— Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.” (João 14.15)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a compreender que em todo momento devemos obedecer a Deus; e acreditar que coisas maravilhosas podem acontecer com quem obedece a Deus. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
Na aula passada, vimos a etapa da preparação. Na aula de hoje, trazemos o teste de formação de professor a fim de que você avalie o seu crescimento como professor.
Avalie seu crescimento como professor do modo que você acha que seus alunos o avaliariam. Dê a si mesmo a nota dez para perfeito, nove para excelente, oito para muito bom, sete para bom e assim por diante. A nota um indica que você sente a necessidade de melhoria total nessa área de sua vida. Trabalhe nas pontuações baixas. É importante você se conhecer. Isto faz parte da sua preparação.
CRESCIMENTO MENTAL
_____ 1. Tenho muitos interesses.
_____ 2. Considero que tenho uma mente em desenvolvimento.
_____ 3. Entendo as tendências educacionais atuais e como elas vão influenciar os
alunos que ensino.
_____ 4. Sou bom professor e estou melhorando.
_____ 5. Procuro novas maneiras de fazer as coisas.
_____ 6. Gosto de pensar nas coisas espirituais e de me engalfinhar com os conceitos
difíceis contidos na Escritura.
_____ 7. Sou estudante da Palavra de Deus. Não ensino nada que não esteja tentando
pôr em prática.
_____ 8. Admito a mim mesmo que sou criativo.
_____ 9. Posso fazer uma lista de dez necessidades básicas ou problemas da faixa etária
que ensino. Tenho dados armazenados sobre cada área.
_____ 10. Acompanho o ritmo dos acontecimentos atuais.
_____ 11. Sei em que áreas não estou crescendo espiritualmente.
_____ 12. Sei levar um colega para Cristo.
_____ 13. Leio.
_____ 14. Jesus tem controle do que minha mente pensa em seus momentos de “baixa”
ou de folga.
_____ 15. Respeito a faixa etária que ensino.
_____ 16. Aceito ideias dos meus alunos como também as dou.
_____ 17. Faço o melhor que posso para instruir meus alunos e, quando necessário, lhes
ajudo a desenvolver seus dons e talentos espirituais para uso de Deus.
CRESCIMENTO EMOCIONAL
_____ 1. Estou animado com os próximos cinco anos de minha vida.
_____ 2. Divirto-me em estar a esmo.
_____ 3. Gosto de conversar com pessoas da minha idade.
_____ 4. Sei ouvir. Sinto empatia com os problemas e alegrias das outras pessoas.
_____ 5. Não tenho problema em falar com meus colegas sobre minha relação com
Cristo – o que Ele está fazendo para mim e como estou crescendo em minha
compreensão acerca dEle.
_____ 6. Aceito-me como adulto entre meus alunos.
_____ 7. Posso admitir minhas fraquezas para mim mesmo e, quando conveniente, para
meus alunos.
CRESCIMENTO FÍSICO
_____ 1. Estou contente com o jeito que Deus me fez.
_____ 2. Sou fisicamente tão atraente quanto possível.
_____ 3. Meu vestuário reflete o meu cristianismo.
_____ 4. Trabalho para manter meu condicionamento físico.
_____ 5. Meus alunos não se envergonham de minha aparência e ações.
CRESCIMENTO SOCIAL
_____ 1. Vivo bem com minha família.
_____ 2. Tenho uma relação saudável com meu cônjuge (ou se solteiro, com meu
companheiro de quarto ou amigos)
_____ 3. Preocupo-me com meus filhos.
_____ 4. Meus filhos me amam e me respeitam.
_____ 5. Meus colegas gostam de estar perto de mim.
_____ 6. Não tenho de ser o centro da atenção para me sentir bem.
_____ 7. Cristo faz parte de todas as minhas atividades sociais.
_____ 8. Tenho cuidado em não fazer nada que prejudique o crescimento cristão de meus alunos.
_____ 9. A família que Deus me deu vem antes de minhas atividades na igreja.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro : CPAD, 2003, p. 31 – 32.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula • Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.