Lição 1 – Jesus, o bom Pastor
Assunto da Lição: Cuidado
Para memorizar: “Eu sou o bom Pastor. […] conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.” (João 10.14, 15)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a saber que devemos ser gratos a Deus porque Ele cuida de nós e do nosso coração; entender que somos ovelhas do bom Pastor Jesus Cristo. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
Neste início de trimestre, trataremos a respeito do processo criativo. A criatividade depende de um processo de cinco etapas (que veremos a cada aula). Saber o que acontece nessas etapas pode nos impedir de cometer erros que limitem nossa criatividade ou de ficar frustrados porque as coisas não estão acontecendo do jeito que pensávamos enquanto suávamos e nos esforçávamos para atingir a meta proposta. As etapas do processo são:
Preparação;
Incubação;
Iluminação;
Elaboração;
Verificação.
Na aula de hoje veremos a etapa da preparação.
Preparação é construir a base necessária para ser um bom professor. Aprendemos como estudar a Bíblia. Desenvolvemos habilidades técnicas necessárias para usar uma concordância, um dicionário bíblico e outros recursos de estudo. Preparação é o período quando observamos outros professores tarimbados e notamos o que eles fazem de certo – que coisas queremos imitar e que coisa achamos que faríamos de modo diferente.
Preparação não é fácil. Você já ouviu esta sátira: “Ser professor eficiente é fácil. Você se prepara e se prepara até que gotas de sangue surgem da sua testa”? Grande parte dessa preparação não virá durante as horas em que você está se preparando conscientemente para ensinar. Acontecerá enquanto você se expõe a todos os diferentes aspectos da vida e se dá conta de como estas coisas podem ser úteis no ensino. O bom professor tem vitalidade híbrida. Ele pode ter aptidão em aconselhar, ouvir, produzir arte dramática, contar histórias, lidar com dinâmicas de grupo, orientar trabalhos em grupos e fazer uma organização funcionar. Cada habilidade pode ser parte do trabalho preliminar que transformará um professor em excelente professor. O bom professor é a pessoa que se preocupa o bastante para trabalhar com afinco a fim de multiplicar a habilidade natural que Deus lhe deu.
A generalização mais estável sobre a vida criativa é que você trabalha com tenacidade, provavelmente por muito tempo. Claro que trabalhando, você transforma a si mesmo, e o que seria difícil para os outros se torna fácil para você.
O trabalho árduo soa como divertimento para a pessoa criativa preparada. Dito didaticamente, se você realmente deseja ser professor criativo, não pode limitar seu planejamento ao sábado à noite. Isto é preparação de vida. Cada área de sua vida desempenhará uma função na formação de um bom professor.
Na próxima aula, traremos o teste de formação de professor a fim de que você avalie o seu crescimento como professor.
Trecho extraído de:
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro : CPAD, 2003, p. 29 – 31.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
Oração para início da aula
Apresentação dos visitantes
Oração pelos aniversariantes
Entrega dos crachás
Oferta
Louvor
|
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.