Lição 03 – Ele venceu a morte
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A RESSURREIÇÃO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS
2. A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
3. EVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
OBJETIVOS
MOSTRAR a ressurreição no Antigo e Novo Testamentos;
COMPREENDER a natureza da ressurreição de Jesus;
EXPLICAR a respeito das evidências da ressurreição de Jesus.
Na aula passada, apresentamos o teste de formação de professor a fim de que você avaliasse o seu crescimento como professor. Na aula de hoje, trazemos a segunda etapa do processo criativo.
Incubação
Em um mundo ocupado em que a Escola Dominical ocorre uma vez por semana, dar tempo para a incubação ou descansar por um período é extremamente difícil. Esta é a ocasião depois da preparação quando você deixa as ideias se assentarem por um tempo em sua cabeça. É hora de não fazer nada. A mente está assimilando as novas concepções e processando-as, talvez mudando um pedacinho aqui, outro ali, talvez acrescentando algo que você não pensou conscientemente. Quando chegar a hora de finalizar o planejamento, os resultados serão melhores e mais criativos do que teriam sido se você tivesse trabalhado nele de uma só vez.
Na prática, isto pode significar ler toda a lição na tarde de domingo em preparação para a manhã de domingo da semana seguinte. Você saberá o que a matéria sugere, terá em mente o esboço básico da lição e saberá que deve estudar as Escrituras antes de ensiná-las a outrem. Peça a Deus que o ajude a personalizar a lição de tal forma que ela impressione ao máximo seus alunos e você. Depois, deixe-a de lado por vários dias. Deixe a preparação deslizar para a parte de trás de sua mente. Ao estudá-la novamente, por inteiro, e reunir o plano final, pode ser que você tenha novas ideias surgindo aparentemente do nada. Você deu tempo para que o Espírito trabalhasse em sua mente e isso acontece.
Parece perda de tempo? Descubra a vantagem quando você tiver os livros abertos à sua frente. Por que não fazer o estudo de uma só vez e verificar se vale a pena? Dê um mês de tempo para a experiência da incubação. Avalie os resultados e tome sua própria decisão.
Na próxima aula, trataremos da terceira etapa do processo criativo que é a iluminação.
Trecho extraído de
LEFEVER, Marlene D. Métodos criativos de ensino: Como ser um professor eficaz. Rio de Janeiro : CPAD, 2003, p. 23 – 34.
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.