Lição 7 – O Estabelecimento da Monarquia
Leitura Bíblica: 1 Samuel 8.1-10,19-22
A mensagem: Samuel tinha levado consigo um frasco de azeite. Ele derramou o azeite na cabeça de Saul, beijou-o e disse: — O Senhor Deus está ungindo você como o chefe do seu povo, o povo de Israel. Você o governará e o livrará de todos os seus inimigos […]. 1 Samuel 10.1
Objetivos:
• REFLETIR sobre o uso do livre-arbítrio e suas consequências;
• ENSINAR quem foi Saul e como ele se tornou o primeiro rei;
• DESTACAR que precisamos ter nossa vida guiada pela vontade de Deus e não pelas preferências do nosso coração.
Ebenézer
“Depois que os israelitas derrotaram os filisteus, o profeta Samuel construiu um memorial levantando uma grande pedra (7.12). Ele a chamou de “Ebenézer”, que significa “a pedra da ajuda”. Sempre que os israelitas passavam por aquela grande pedra, lembravam-se de que Deus era a sua ajuda.
Desde o início, Deus sempre selou eventos especiais com algum tipo de memorial físico. Ele deu a Noé um arco-íris como lembrete de sua aliança com a humanidade (Gn 9.17). Ele deu a festa da Páscoa como memorial da libertação de Israel do Egito (Êx 12.17). Ele deu a Moisés a lei em duas tábuas de pedra (Êx 24.12). No Novo Testamento, o Senhor Jesus nos deu a lembrança física e regular de seu sacrifício por nós através dos elementos da Ceia do Senhor (1Co 11.23-26).
[…]
Quais são os memoriais em sua vida? Você tem lembretes tangíveis da ajuda sempre presente de Deus? Talvez seja um anel, uma Bíblia da família, um par de muletas ou algum souvenir de viagem. São coisas que ancoram a alma. Quando a dor ou tristeza se tornar esmagadora, você pode olhar para o seu memorial e orar: “Oh, Deus, até aqui tu tens me ajudado, e tenho todos os motivos para crer que tu continuarás a me ajudar”. Então, descanse o coração na fidelidade de Deus e levante o seu Ebenézer, pouco importando o que o futuro lhe traga” (Bíblia Além do Sofrimento. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p. 397).
Boa Aula!
A missão não pode parar!