Lição 5 – Jesus ressuscita uma menina
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança aprenda que Jesus é poderoso até para ressuscitar os mortos.
ESPAÇO DA PROFESSORA
“A filha de Jairo estava morta, e Jesus pediu-lhe, “Crê somente”. Lázaro estava sepultado, e Jesus encorajou a fé de Marta: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”
Por mais desesperadora que seja a circunstância, por mais impossível que nos pareça a solução, o Senhor nos pede: “Crê somente”. É claro que Jairo cria em Jesus; do contrário não o teria procurado quando a filha adoeceu. Mas… o Senhor demorou-se no caminho. Não chegou a tempo. A morte foi mais rápida…
Você já viveu, ou está vivendo, uma situação assim? Jesus está demorando a manifestar o seu poder do modo que você espera? Crê somente. No caso de Lázaro, como no da filha de Jairo, o Médico dos médicos pareceu atrasar-se demasiadamente. Será que não se interessava ou não se compadecia do sofrimento daqueles que esperavam Nele? Interessava-se e amava-os mais do que imaginavam. Se adiou a chegada, foi com o objetivo de fortalecer-lhes a fé. O cronograma e os propósitos de Deus não são apenas diferentes dos nossos; são mais elevados. Jairo creu, e teve a filha ressuscitada. Marta e Maria creram, e tiveram o irmão de volta. Crê somente” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Estamos na quinta lição do trimestre, e será bom recordar com os alunos os ensinos dos domingos anteriores. Usando uma figura de cada aula passada, você fará uma recapitulação de todas elas, em aproximadamente cinco minutos.
Diga: Estamos aprendendo sobre as coisas que Jesus faz nos livros de Marcos, Lucas e João. Esta figura do primeiro milagre de Jesus (Figura 1.1) nos lembra que Jesus ajudou os noivos transformado água em vinho. Esta outra figura (Figura 2.2) nos diz que Jesus ofereceu água da vida para a Samaritana. Esta figura (Figura 3.3) fala de um milagre que Jesus fez. Ele curou o filho de um oficial. Quem lembra? Esta gravura (Figura 4.3) nos fala de uma mulher que estava doente e nas vestes de Jesus (Figura 5.1). Lembram que ao tocar nas vestes de Jesus ela foi curada? Muito bem, Jesus cura o dodói. E hoje, em nossa história da Bíblia, vamos aprender outra coisa que Jesus fez. Por enquanto é surpresa; daqui a pouco vocês vão saber.
Adoração
Convide os pequeninos a adorar a Jesus, que é poderoso para fazer qualquer coisa – até ressuscitar mortos.
Momento de ofertar
As crianças gostam de ofertar, e quando esquecem o dinheiro querem sair para pedir aos pais. Nesta faixa etária, não convém que saiam sozinhas, principalmente se o templo e as dependências forem amplos. Enfatize que elas devem se lembrar de pedir o dinheiro aos pais antes de virem para a aula. Converse com os pais a respeito.
Sugestão de oração
“Querido Jesus, o Senhor é tão poderoso! O Senhor pode fazer qualquer coisa. Eu creio que o Senhor pode até fazer um morto voltar a viver. Glória a Jesus!” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES
“Dê as figuras da lição às crianças, e deixe que recontem a história num clima descontraído, e voluntariamente. Incentive-as a interpretar os personagens, repetindo-lhes as falas e imitando-lhes as vozes. Além de fixar a lição bíblica, esta atividade ajudará as crianças a perder a inibição e a expressar-se em público” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
“Repita o versículo e o cântico com as crianças, e verifique se alguém gostaria de fazer a oração de encerramento, mas não force. Se uma criança for envergonhada neste particular, terá dificuldade para orar em público, mesmo quando for adulta” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!