Lição 4 – O Culto a Deus
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 14.26-40.
Tópicos da Lição:
1. VAMOS ADORAR
2. A ORDEM NO CULTO
3. PREPARADOS PARA SERVIR
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre o culto a Deus. Veremos que cultura a Deus não significa frequentar as reuniões semanais na igreja ou apenas entregar os dízimos e ofertas para cumprir com os protocolos eclesiásticos. A adoração a Deus trata-se de uma expressão sincera do nosso reconhecimento de quem é o Senhor e o que Ele significa para nossas vidas. Nossa relação com Deus está além da vida social na igreja ou mesmo de pertencer a uma igreja. O Evangelho de João nos mostra que Deus está à procura de adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24).
No que diz respeito às práticas de culto que cumprimos na igreja, trata-se de expressões visíveis do que existe em nosso interior. Quando crente louva a Deus por meio de cânticos e louvores a adoração não está completa. É preciso que as mensagens de louvor, as mãos levantadas, os dízimos e as ofertas e tudo o que é praticado no ambiente da igreja seja feito de forma sincera e prazerosa, com vista em glorificar o nome do Senhor de todo o coração (Sl 95.6; Jo 4.23,24).
De acordo com Silva:
A verdadeira adoração não tema ver necessariamente com canções, instrumentos, grupos musicais ou corais. A essência da adoração é uma vida inteiramente ligada a Deus. É ter uma relação intima com Ele. É falar, pensar, agir, cantar e viver em total sintonia com sua vontade e sua Palavra (1 Sm 15.22). A adoração é viver com Ele, por Ele e para Ele. É em tudo o glorificá-lo. É ter o desejo constante de agradá-lo, de fazê-lo sorrir e de exalar um cheiro suave e agradável ao Senhor em todo o tempo. […] Na Bíblia vemos as palavras proskyneõ (do grego), e shachac (hebraico) utilizadas para expressar adoração e nos remetendo a ‘ir em direção de alguém, prostrar-se e beijar’. […] Biblicamente, entendemos que a adoração está associada à ideia de amor extremo a Deus, independente do que Ele fez, faz ou fará. É uma devoção excepcional pelo que Deus é: Santo, Todo-Poderoso, misericordioso, Justo, Alfa, Ômega, Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz e etc.” (SILVA, Edvanderson R. Adoração Sem Limites: Um coração aos pés de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 20).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize uma roda de conversa sobre “adoração”. Convide algumas pessoas que fazem parte do ministério de louvor da igreja para participar da conversa. Peça que os convidados compartilhem suas experiências com a música e os instrumentos musicais. Ao final, incentive seus alunos a participarem das atividades musicais da igreja e a despertarem o talento quem possuem, porém ainda não descobriram.
Tenha uma ótima aula!