Lição 3 – Quem são os membros da igreja
A lição de hoje encontra-se em: Efésios 4.10-13.
Tópicos da Lição:
1. O MINISTÉRIO DA IGREJA
2. A MEMBRESIA
3. A ADMINISTRAÇÃO
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
A lição desta semana tem como proposta apresentar a igreja como instituição religiosa. A igreja não é apenas um ajuntamento de pessoas com um propósito espiritual, mas também uma organização situada em um espaço físico, com endereço fixo, administrada por uma liderança e composta por vários membros que trabalham pelo seu funcionamento. É importante ressaltar que o trabalho realizado pela igreja na esfera física tem impacto significativo na esfera espiritual. Por essa razão, é indispensável que todas os membros, bem como os setores da igreja, estejam funcionando adequadamente visando o crescimento da Obra de Deus (Ef 4.16).
Para conhecermos melhor o funcionamento dessa instituição é fundamental conhecermos os membros que fazem parte dela. A igreja está organizada pelo menos em três setores: o ministério, a membresia e a administração. Embora uma parcela dos membros ocupe cargos na igreja, a maioria que participa das atividades é a força motora da igreja que não possui cargos. Por mais que uma igreja seja composta de muitos líderes que exercem papéis importantes na liderança e organização da igreja, se não fossem os irmãos que trabalham e servem arduamente nos outros setores a igreja não alcançaria tantos resultados (1 Co 12.22-26).
O ministério, por exemplo, corresponde à liderança da igreja que foi chamada para instruir, ensinar, guiar, orientar e aconselhar os demais membros. Todavia, esse trabalho não deve ser confundido com os cargos muito comuns exercidos no mundo. O Senhor Jesus deixou bem claro que a natureza do nosso chamado ministerial é servir. Logo, o maior deve servir o menor, como afirma o próprio Senhor Jesus. Nesse sentido, a finalidade dos cargos ministeriais está além do exercício da autoridade. A essência da sua existência é servir aos irmãos, assim como nosso Senhor Jesus deixou o exemplo.
No que diz respeito à membresia, os membros da igreja são todos os irmãos batizados nas águas que compõem o rol de membro. Nesse grupo estão desde o pastor até os membros recém-batizados. Os membros constituem um papel importante no funcionamento da igreja, pois são eles a força motora que faz a igreja funcionar como instituição, mas, principalmente, como coluna e firmeza da verdade neste mundo (1 Tm 3.15). Nesse sentido, a igreja define como organizar os membros em departamentos. Em geral, a organização é segmentada por grupos de faixas etárias ou grupo social: departamentos de crianças, jovens, mulheres, homens e etc. Ou podem também ser organizados por áreas específicas: educação cristã, equipe de louvor, equipe de audiovisual, pregação e etc.
Além do serviço eclesiástico, propriamente dito, temos também a administração da igreja. Este setor cuida da serviços administrativos e institucionais da igreja (Rm 12.8). O pastor da igreja exerce o cargo de presidente. Juntamente com ele, estão os irmãos que fazem parte da diretoria administrativa: vice-presidente, tesoureiro(a), secretário(a) e ouros cargos suplentes de acordo com a necessidade da igreja. Além da diretoria, a igreja possui também alguns setores que fazem parte da administração: segurança, patrimônio, zeladoria, ação social e outros de acordo com a estrutura da igreja.
Por fim, além de possuir todos os departamentos mantendo a funcionalidade de modo bem-organizado, a igreja não pode esquecer-se da sua maior missão: pregar o Evangelho (Mt 28.19,20). Tudo o que realizamos para Deus em sua Obra, por mais estruturado que seja materialmente ou tecnicamente, precisa ter em sua essência o objetivo de servir e glorificar o nome do Senhor da Obra. Somente o nome dEle deve ser exaltado e a mensagem prioritária que deve ser pregada é a Palavra da Salvação, haja vista que essa é a finalidade da existência da igreja neste mundo para que muitas vidas sejam salvas (Mc 16.15,16).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize com a classe o organograma de funcionamento da igreja. Em uma cartolina, identifique o nome dos setores, departamentos e como a igreja está organizada. Depois, explique a diferença de cada departamento, os conhecimentos e perfis de cada pessoa que atua nas respectivas áreas da igreja. Aproveite e abra espaço para os alunos perguntarem sobre o assunto.
Tenha uma ótima aula!