Lição 2 – Igreja, uma família espiritual
A lição de hoje encontra-se em: 1 João 3.1-3.
Tópicos da Lição:
1. O CORPO DE CRISTO
2. SOMOS IRMÃOS
3. DEUS É NOSSO PAI
A paz do Senhor, prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão que a Igreja é o Corpo de Cristo e uma imensa família espiritual. Como toda família, é importante que cada membro sinta-se acolhido e abraçado pelos demais membros. Isso é muito importante para que os pré-adolescentes encontrem o amparo e o auxílio que tanto precisam para vencer as armadilhas e ciladas de Satanás nesta etapa da vida. Embora não exista família perfeita, não é da vontade de Deus que vivamos sem amigos ou pessoas que possamos contar nos momentos de maiores dificuldades. Deus constituiu a Igreja como um Corpo em que todos precisam ajudar-se mutuamente (1 Co 12.27). Não há como negar que precisamos da ajuda uns dos outros. Sozinhos, não chegaremos muito longe.
Uma característica apontada na Igreja e que confirma o fato de que somos uma grande família espiritual é a orientação bíblica de que somos chamados e conhecidos como irmãos. Mas de onde vem essa afirmativa? A Bíblia ensina que à medida que recebemos o Senhor Jesus como o nosso Salvador, nos tornamos filhos de Deus por adoção (Rm 8.14-16; Ef 1.5). Nesse sentido, todos os que se tornam filhos do mesmo Pai Celestial são tratados como irmãos em Cristo. Por essa razão, a Igreja é orientada a viver em comunhão e fé.
Na obra “A Igreja De Jesus Cristo: Sua Origem, Doutrina, Ordenanças e Destino Eterno”, escrita pelo pastor Alexandre Coelho, encontramos alguns aspectos que caracterizam a Igreja do Senhor Jesus nestes últimos dias e devem ser nutridos por aqueles que almejam fazer parte dela:
“Uma das mais belas características da igreja é a capacidade de desenvolver servos. Jesus foi salvo e ensinou seus seguidores a seguirem seu exemplo: ‘Aquele que quiser ser o maior, seja o menor’ (ver Lc 22.26). Jesus foi na contramão do que a sociedade daquela época exigia. Quanto mais poder, e mais status, e mais dinheiro, e mais influência, mais a pessoa tenderá a afastar-se de uma posição servil. Nosso ministério, porém, é o de sermos servos de Deus e de nossos irmãos.
É estranha para a visão neotestamentária de igreja pensar que podemos ser cristãos longe de outros cristãos. Na prática, a falta de comunhão, de ouvir a Palavra e de adorar de forma coletiva faz com que nos distanciemos até mesmo do Senhor. Precisamos ser servos uns dos outros, mesmo com nossas limitações, e essa forma de serviço é manifesta na comunhão com os santos.
É na igreja local que podemos ser úteis a Deus e aos seus outros filhos. Não podemos imaginar que sozinhos somos fortes, ou que, sendo independentes da comunhão com os santos, teremos uma vida cristã mais acertada ou bem-sucedida” (COELHO, Alexandre C. A Igreja De Jesus Cristo: Sua Origem, Doutrina, Ordenanças e Destino Eterno. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p. 152).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, organize com a classe uma espécie de árvore genealógica. Prepare em uma folha de papel 40kg um grande organograma com os nomes dos alunos.
No topo do organograma escreva “Deus” e, nos demais espaços abaixo, insira os nomes dos alunos. Mostre aos alunos que somos uma grande família espiritual que tem o mesmo propósito: adorar a Deus e servi-lo em espírito e em verdade (Jo 4.24).
Tenha uma ótima aula!